Iga leva virada e tomba no Australian Open diante de adolescente tcheca
Dois dias depois de protagonizar uma espetacular virada para sobreviver no Australian Open, Iga Swiatek teve de se despedir do torneio. A número 1 do mundo foi eliminada de virada pela promessa tcheca Linda Noskova, de 19 anos e atual 50ª colocada do ranking. A adolescente pressionou muito o saque da favorita a partir do segundo set, tirou Iga do sério e triunfou por 3/6, 6/3 e 6/4 para avançar às oitavas de final em Melbourne
Em sua primeira vez entre as 16 melhores tenistas de um slam, Noskova vai encarar na próxima fase a vencedora do jogo entre a ucraniana Elina Svitolina e a suíça Viktorija Golubic.
Números finais de Noskova x Swiatek. Margens mínimas. Só quatro pontos de diferença entre elas. #AusOpen pic.twitter.com/KSbVPDMX0m
-- Alexandre Cossenza (@saqueevoleio) January 20, 2024
Como aconteceu
Noskova, uma das mais recetes revelações tchecas, entrou em quadra disposta a trocar bolas de igual para igual com a número 1 do mundo. A adolescente foi bastante competente em sua missão. Posicionou-se perto da linha de base, não recuou e pegou muitas bolas na subida, tirando o tempo de Iga. Logo conseguiu dois break points. Foram, porém, suas únicas chances de quebra no set inicial. Iga se salvou, passou a levar a melhor nos ralis e, no sexto game, conseguiu a quebra que lhe deu a vantagem. Depois disso, perdeu apenas um ponto em seu serviço até fazer 6/3.
Noskova não mudou de plano. Em vez de fazer ajustes táticos, melhorou em alguns quesitos. Passou a sacar melhor e, com isso, deu menos chances para que Iga comandasse ralis. Isso deixou a partida mais equilibrada, e a tcheca brilhou no oitavo game, quando encaixou duas ótimas devoluções e disparou seguidos winners até quebrar o saque da número 1. Pouco depois, confirmou o serviço, fez 6/3 e mandou o jogo para o terceiro set.
Noskova ganhou confiança, passou a jogar ainda mais à vontade, e Iga parecia sentir o momento. No terceiro game, pressionada por boas devoluções da adversária, cometeu uma dupla falta, um erro não forçado e teve seu saque quebrado. Atrás no placar, Iga decidiu ser mais agressiva e correr mais riscos, mas conseguiu devolver a quebra e salvar um break point antes de fazer 3/2 no quinto game. Ainda assim, a polonesa passou a cometer mais erros e pagou por isso no sétimo game, quando falhou em duas direitas seguidas e foi quebrada mais uma vez. Iga ainda tentou uma reação e fez Noskova sacar em 0/30 no décimo game, mas a polonesa deu dois pontos de graça, e a tcheca aproveitou para fechar a partida com mais dois ótimos saques.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Deixe seu comentário