Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Djokovic sofre no calor e perde set, mas vai à semi no Australian Open

Novak Djokovic entrou na Rod Laver Arena nesta terça-feira carregando um histórico de oito vitórias em oito jogos contra o seu rival do dia, o americano Taylor Fritz, número 12 do mundo. Em uma rara apresentação diurna em Melbourne, Nole sofreu com o calor e até perdeu um set para o freguês, mas, no fim, o resultado foi o esperado. Vitória e vaga nas semifinais do Australian Open para o número 1 do mundo, que aplicou 7/6(3), 4/6, 6/2 e 6/3.

Em busca de seu 25º título de slam, Djokovic agora soma 33 vitórias seguidas no torneio. É a maior série de vitórias de um homem na chave de simples na Era Aberta (a partir de 1968). Seu último revés aconteceu nas oitavas de final de 2018, diante do sul-coreano Hyeon Chung. Depois disso, foi campeão em 2019, 2020, 2021 e 2023 (em 2022, foi deportado após desembarcar no país sem a documentação exigida).

O próximo jogo de Nole em Melbourne será na sexta-feira e será sua 48ª semifinal em um torneio do Grand Slam - outro recorde que ele amplia (Federer é o segundo da lista, com 46). Seu adversário o italiano Jannik Sinner, atual número 4 do mundo, que superou o russo Andrey Rublev, número 5, também nesta terça-feira, por 6/4, 7/6(5) e 6/3.

Como aconteceu

Contra a melhor devolução do planeta, Taylor Fritz teve seu saque ameaçado desde os primeiros games. O americano, contudo, começou a partida jogando bem sob pressão. Salvou três break points em um longo primeiro game, mais três no terceiro e mais dois no nono. Djokovic parecia incomodado com o calor (fez 15 jogos seguidos na sessão noturna do Australian Open antes das oitavas de final deste ano), mas seguia melhor na partida e, no 12º game, precisou salvar dois set points para forçar o tie-break. No game de desempate, Fritz bobeou. Começou errando um voleio fácil e, quando fez uma curtinha ruim, deixou o placar em 4/0 para Djokovic. O número 1 aproveitou e fechou a parcial em 7/6(3).

A primeira quebra do jogo veio no começo do segundo set, mas foi Fritz quem converteu. Djokovic seguia ameaçando o serviço do adversário, mas o americano continuava brilhando nos break points. Escapou de um deles no segundo game, mais dois no sexto e, finalmente, mais quatro no oitavo - com um punhado de bolas espetaculares. Ao fim da parcial, que Fritz venceu por 6/4, o americano já somava 15 break points salvos no jogo - algo raríssimo considerando o nível das devoluções de Djokovic.

Fritz não conseguiu aproveitar o momento e finalmente sucumbiu à pressão em seu primeiro game de saque no terceiro set. Com uma direta indefensável na cruzada, Djokovic finalmente conseguiu uma quebra e passou a jogar mais à vontade. Sem ceder break points, administrou a vantagem e ainda quebrou Fritz novamente para fechar a parcial em 6/2.

Continua após a publicidade

O jogo mudou pouco depois disso. Fritz seguia confirmando seus serviços a duras penas e teve de salvar mais dois break points no início do quarto set. No sexto game, porém, foi quebrado mais uma vez. Com 4/2 de vantagem, Nole parecia prestes a fechar o jogo sem problemas, mas cometeu um par de erros não forcados no sétimo game e perdeu o serviço quando, em um break point, uma direita de Fritz tocou na fita e morreu do lado do sérvio. O americano, entretanto, não aproveitou a segunda chance. Cometeu dois erros não forçados, perdeu o saque novamente no oitavo game ao cometer uma dupla falta, e Djokovic não perdoou: sacou bem e fechou a partida pouco depois.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes