Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Implacável, Zverev despacha Alcaraz e vai à semi no Australian Open

Do primeiro ao último game, Alexander Zverev viveu uma noite quase perfeita nesta quarta-feira, no Australian Open. Preciso com o saque, sólido nas trocas de bola e implacável nos break points, o alemão, atual número 6 do mundo, domou o espanhol Carlos Alcaraz, vice-líder do ranking, e anotou uma vitória impressionante. Fez 6/1, 6/3, 6/7(2) e 6/4 e avançou às semifinais em Melbourne.

Embora Zverev seja top 10 e tenha uma final de slam no currículo, o triunfo desta quarta-feira foi seu primeiro contra um top 5 em um torneio do Grand Slam. Com a vaga na semi, ele iguala seu melhor resultado no Australian Open (2020) e ganha o direito de lutar por um lugar na final. Seu próximo adversário será o velho rival Daniil Medvedev. Também nesta quarta, o número 3 do mundo precisou de cinco sets, mas superou o polonês Hubert Hurkacz (#9) por 7/6(4), 2/6, 6/3, 5/7 e 6/4.

Como aconteceu

O primeiro game de saque de Alcaraz já sugeria que a noite seria complicada para o espanhol: uma dupla falta, dois erros não forçados e uma falha forçada por uma boa direita de Zverev. Enquanto o espanhol iniciou o jogo desequilibrado, o alemão foi competentíssimo. Sem dar chances ao número 2 do mundo, confirmou seu serviço, abriu 3/0. Sem demorar, conseguiu outra quebra e fechou o set por 6/1.

Carlitos começou melhor a segunda parcial, mas ainda assim não conseguia criar problemas para Zverev. Só no sexto game é que vieram seus dois primeiros break points. Sascha, contudo, não só se salvou como quebrou o serviço do espanhol no game seguinte. Impaciente e sem encontrar uma saída, Carlitos perdeu o saque outra vez no nono game, o que deu números finais à parcial: 6/3.

Quando o terceiro set começou, Alcaraz parecia perdido taticamente. Tentava curtinhas e subidas à rede, mas escolhia mal quando usar as alternativas. Enquanto isso, Zverev seguia sacando bem, com mais de 80% de aproveitamento de primeiro saque, e apostando em trocas mais longas do fundo de quadra. Os erros de Alcaraz continuavam aparecendo, e Sascha anotou mais uma quebra no quarto game. Pouco depois, confirmou o saque mais uma vez e abriu 4/1. Na hora de fechar, porém, Alcaraz finalmente deu sinais de vida. Conseguiu quebrar de volta e teve a chance de sacar em 4/5 para empatar a parcial. Pouco depois, fez 5/5. A parcial só foi decidida no tie-break, e Carlitos abriu o game com dois erros, mas compensou com quatro pontos perfeitos em sequência. Depois, disparou uma linda direita na paralela para abrir 5/2, mais uma passada de direita para fazer 6/2 e uma paralela de esquerda para fechar em 7/6(2).

O nível do duelo subiu, e Alcaraz finalmente passou a trocar golpes de igual para igual com o alemão. Os dois, inclusive, trocaram quebras de saque nos primeiros games do quarto set e, depois disso, seguiram igualados. No fim, quem cedeu foi o espanhol. No nono game, errou três esquerdas seguidas e teve seu saque quebrado. Zverev, sólido como no começo, desta vez sacou e fechou a partida.

Continua após a publicidade

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes