Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Sabalenka dá troco em Gauff e volta à final do Australian Open

Quando Aryna Sabalenka, número 2 do mundo, e Coco Gauff, número 4, duelaram em setembro do ano passado, na final do US Open, a bielorrussa atropelou no primeiro set, mas foi a americana quem terminou com o troféu. Nesta quinta-feira, as duas se reencontraram em Melbourne, nas semifinais do Australian Open, e o resultado foi diferente. Desta vez, Sabalenka foi mais sólida após o set inicial e deu o troco: por 7/6(2) e 6/4, bateu a americana de 19 anos e avançou à final pelo segundo ano seguido.

Atual campeã do torneio, Sabalenka agora espera para conhecer sua adversária na decisão de sábado, mas já sabe que será a favorita para defender seu título. A outra finalista será a chinesa Qinwen Zheng (#15 do mundo), que derrotou a ucraniana Dayana Yastremska (#93) por duplo 6/4. Será a primeira final de slam da carreira da asiática.

Para Gauff, a derrota significou o fim de uma série de dez vitórias e perda da chance de assumir a vice-liderança do ranking. A adolescente teria ultrapassado Sabalenka no ranking se tivesse vencido o duelo desta quinta. A bielorrussa, por sua vez, alcançou sua 12ª vitória seguida no Australian Open e se tornou a primeira mulher a somar tantos triunfos consecutivos no torneio desde Serena Williams em 2015-16.

Como aconteceu

Assim como na final do US Open, Sabalenka começou a partida de maneira fulminante, impondo-se com sua potência do fundo de quadra e rapidamente abrindo 2/0. Com um game cheio de erros, a bielorrussa perdeu a vantagem e deixou Coco empatar, mas a americana, que cometia muitas duplas faltas, voltou a perder o serviço. Sabalenka, então, abriu 5/2 e parecia perto de fechar o set. Porém, voltou a cometer erros do fundo de quadra e perdeu o saque e um set point. Coco aproveitou o momento ruim da rival e virou o placar, fazendo 6/5 após uma direita fácil que Sabalenka mandou para fora. A campeã do US Open também sacou para o set, mas também foi quebrada. A decisão foi para o tie-break e, finalmente, a potência da bielorrussa prevaleceu. Sabalenka venceu os quatro primeiros pontos e não permitiu uma reação da adolescente.

O segundo set foi mais equilibrado e com poucas chances de quebra. Sabalenka só conseguiu um break point no sétimo game, mas desperdiçou ao errar uma devolução de segundo saque. No nono game, mais duas chances. Coco salvou o primeiro break point com um ótimo saque, mas errou uma esquerda no segundo, e Sabalenka finalmente conseguiu a quebra, abrindo 5/4. Depois disso, foi só sacar e fechar a partida.

.

Continua após a publicidade

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes