Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Sinner vira sobre Medvedev em cinco sets e conquista o Australian Open

Durante dois sets, Jannik Sinner pouco pôde fazer diante de um Daniil Medvedev que entrou na Rod Laver Arena com um plano de jogo surpreendentemente agressivo e executado à perfeição. Aos poucos, porém, o italiano de 22 anos, atual número 4 do mundo, entrou na partida e encontrou uma maneira de impor-se técnica e fisicamente contra o rival, que havia feito três jogos de cinco sets ao longo do torneio. No fim, o algoz de Novak Djokovic registrou uma virada memorável com parciais de 3/6, 3/6, 6/4, 6/4 e 6/3, em 3h44min, e conquistou no Australian Open o primeiro título de slam de sua carreira.

A vitória deste domingo coroa uma sequência espetacular de Sinner, que vem acumulando grandes resultados e vitórias importantes sobre adversários top 10. Em agosto, foi campeão do Masters 1000 do Canadá. Em setembro, levantou o troféu do ATP 500 de Pequim, onde superou Alcaraz e Medvedev. Em outubro, superou os top 10 Rublev e Medvedev e foi campeão do ATP 500 de Viena. Em novembro, foi vice-campeão do ATP Finals, onde derrotou Djokovic, Tsitsipas e Rune na fase de grupos e eliminou Medvedev nas semifinais. Mais tarde, fechou a temporada com o título da Copa Davis, carregando o time italiano nas costas e anotando uma vitória crucial sobre Djokovic nas semifinais. Neste Australian Open, voltou a superar Djokovic nas semifinais e anotou sua quarta vitória seguida sobre Medvedev.

Para Daniil, a derrota é sua terceira em três finais no Australian Open. Em 2021 e 2022, foi superado, respectivamente, por Novak Djokovic e Rafael Nadal. Diante do espanhol, Medvedev também abriu 2 sets a 0 antes de levar a virada. O russo agora soma seis finais de slam e apenas um título, que veio no US Open de 2021, quando derrubou Djokovic na decisão e impediu que o sérvio completasse o Grand Slam. Naquela temporada, Nole foi campeão dos outros três slams.

Em números

Com 22 anos e 165 dias de idade, Sinner é o campeão mais jovem do Australian Open desde 2008, quando Djokovic levantou o troféu com 20 anos e 250 dias.

Sinner é o terceiro homem italiano na história a conquistar um título de slam em simples, e o primeiro a fazê-lo no Australian Open. Nicola Pietrangeli conquistou Roland Garros em 1959 e 1960, e Adriano Panatta levantou o troféu do torneio francês em 1976.

A vitória deste domingo foi a quarta seguida de Sinner sobre Medvedev no circuito. O histórico de confrontos diretos entre eles agora registra 6 a 4 para o russo.

No ranking

Medvedev tinha a chance de ultrapassar Carlos Alcaraz e assumir a vice-liderança do ranking mundial, mas o título de Sinner mantém o russo como número 3 do mundo. Djokovic segue na liderança, com 9.855 pontos. O resto do top 5 tem Alcaraz (9.255), Medvedev (8.765), Sinner (8.310) e Rublev (5.050).

Continua após a publicidade

A história da final

Diferentemente de partidas anteriores, Medvedev entrou em quadra mais agressivo, atacando antes de Sinner e limitando o poder ofensivo do italiano, que parecia não estar preparado para passar tanto tempo se defendendo. O plano do russo funcionou. Daniil cometeu 14 erros não forçados no primeiro set, mas também somou muito mais winners do que Sinner (14 a 5) e anotou duas quebras de saque até fazer 6/3.

O italiano parecia assustado com a velocidade do jogo. Medvedev, conhecido por ser um tenista mais paciente e que se mostra à vontade em trocas de bolas mais longas, agredia desde as devoluções neste domingo e tentava definir os pontos rapidamente. Assim, Sinner não tinha o tempo que queria e não se mostrava confortável quando tentava agredir mais cedo nos pontos. A estratégia do russo seguia funcionando e, com mais duas quebras de serviço, Medvedev não demorou para abrir 5/1 na segunda parcial. Foi aí, porém, que Sinner começou a reagir. Devolveu uma quebra no sétimo game e teve até um break point para igualar as condições, mas não consegui converter. Medvedev confirmou o saque, fez 6/3 e abriu 2 sets a 0.

O terceiro set foi mais parelho, com Sinner mais sólido, enquanto Medvedev já não mantinha a ultra agressividade nem a precisão do início da partida. O italiano, então, passou a confirmar seu saque com menos dificuldade. Faltava, contudo, ameaçar nos games de serviço do russo. Jannik teve sua primeira chance no décimo game, quando chegou a um break point que também era set point. Medvedev, então, errou uma direita que definiu o set em 6/4.

A partida seguia mudando aos poucos. Jannik já se mostrava mais confiante, e Daniil seguia sem a consistência e a agressividade de antes. O italiano teve um break point já no segundo game, mas não conseguiu converter. O russo, que precisou de cinco sets para vencer a semifinal, também dava sinais de não estar tão bem fisicamente, mas seguiu lutando e salvou mais um break point no quarto game. Medvedev teve sua chance após uma dupla falta e uma direita errada de Sinner no sétimo game, mas o italiano salvou um break point com um ace e disparou outro saque indefensável para confirmar seu serviço. Foi, contudo, a última chance do russo. No décimo game, Medvedev cometeu quatro erros não forçados com sua direita, e o último deles significou a quebra e o set a favor do italiano: 6/4.

Continua após a publicidade

A final, que começou como uma batalha tática, tornou-se um embate físico, e Sinner, mais jovem e mais descansado porque só perdeu um set antes da final, levava vantagem no quesito. A parcial decisiva começou com um crucial rali de 39 bolas que o italiano venceu quando sacava em 30/30. Em seguida, o fez um ace e abriu 1/0. A cada ponto longo, ficava mais evidente a superioridade física de Sinner na reta final. O italiano capitalizou no sexto game: primeiro, conquistou um break point quando Medvedev tentou um saque e voleio e errou o golpe junto à rede; dois pontos depois, disparou três ótimas direitas em sequência, conseguiu a quebra e abriu 4/2. O russo não teve forças para reagir depois disso.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.