Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

João Fonseca recebe convite para a chave principal do Rio Open

Principal promessa do tênis brasileiro, o jovem João Fonseca, de 17 anos, vai disputar a chave principal do Rio Open mais uma vez. O ATP 500 carioca vai anunciar ainda nesta segunda-feira que o adolescente nascido na Cidade Maravilhosa terá um wild card (convite) para o evento, que é o maior torneio de saibro das Américas no circuito mundial.

Atual número 649 do ranking, Fonseca é um dos nomes mais badalados de sua idade no circuito mundial. Em 2022, liderou o time brasileiro na conquista da Copa Davis juvenil. No ano passado, tornou-se campeão do US Open juvenil e alcançou o posto de número 1 do mundo entre tenistas de até 18 anos.

Fonseca também foi convidado para treinar com a elite do tênis masculino durante o ATP Finals, evento que reúne os oito melhores tenistas da temporada. Além disso, o carioca é um dos poucos patrocinados pela marca suíça On, que tem Roger Federer como acionista. Além dele, apenas a número 1 do mundo, Iga Swiatek, e o jovem americano Ben Shelton, semifinalista do US Open, são pagos para vestir os produtos da marca.

João também recebeu um wild card para a chave principal do Rio Open no ano passado, quando fez sua estreia no circuito profissional. Desde então, tem como melhores resultados as quartas de final de um torneio da série Challenger em Florianópolis, onde derrotou o atual número 1 do Brasil, Thiago Wild; e alcançou as semifinais de um Challenger em Buenos Aires este ano. No último fim de semana, Fonseca fez parte da delegação brasileira que enfrentou a Suécia pela Copa Davis.

No torneio carioca, Fonseca pode enfrentar nomes como Carlos Alcaraz, número 2 do mundo; Cameron Norrie, atual campeão do torneio; Marin Cilic, campeão do US Open em 2014; e Stan Wawrinka, campeão de três slams. Outros brasileiros confirmados na chave principal por enquanto são Thiago Wild e Gustavo Heide. O Rio Open ainda vai dar mais um convite para a chave principal, o que deve ser anunciado em breve.

O Rio Open, que terá sua décima edição em 2024, começa no dia 17 de fevereiro, com o qualifying, e vai até o dia 25. A sede é o Jockey Club Brasileiro, mesmo local que recebeu as nove edições anteriores.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do que foi informado, Marin Cilic foi campeão do US Open em 2014. O erro já foi corrigido.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes