Sensação no Rio Open, Fonseca 'estreou' no torneio aos 7 anos vendo Nadal
Aos 17 anos, João Fonseca encantou o público da Quadra Guga Kuerten nesta quarta-feira, no Rio Open, ao derrotar o francês Arthur Fils, #36 do mundo, na primeira rodada do torneio deste ano. O adolescente carioca desferiu seus golpes potentes com precisão, executou curtinhas corajosas e anotou uma vitória que já está registrada na história do tênis brasileiro e mundial.
Ao fazer 6/0 e 6/3 sobre o rival francês, Fonseca tornou-se o primeiro tenista do planeta nascido em 2006 a vencer um jogo de nível ATP (e conseguiu isso logo em um ATP 500!). E mais: ao avançar às oitavas de final, deixou o Brasil com quatro atletas entre os 16 melhores do Rio Open pela primeira vez nas dez edições do evento.
E se João hoje fez história, é preciso dizer que a história de sua vida como atleta se mistura com a do Rio Open. Foi na primeira edição do torneio, ainda em 2014, quando pôde assistir de perto a uma partida de Rafael Nadal, que o garoto apaixonou-se de vez pelo tênis.
"Foi na primeira edição, 2014. Eu tinha sete anos. Sou vizinho daqui! Minha mãe é muito amiga da Márcia [Casz, Diretora de Esportes do evento], então conheço ela desde criança. Quando fiquei sabendo que ia existir o Rio Open, eu já era fascinado por esporte. Foi aí que me inspirou cada vez mais a jogar tênis", disse, quando indagado sobre sua primeira visita ao ATP 500 brasileiro.
His country. His moment ?
? Tennis TV (@TennisTV) February 21, 2024
17-year-old Joao Fonseca of Brazil defeats Fils 6-0 6-4 to become the first player born in 2006 or later to win a match on the ATP Tour!#RioOpen10Anos pic.twitter.com/UppG0gGeAA
"Tenho uma relação especial com este torneio. Já vim como plateia, já vim como sparring [tenista que fica no evento durante o torneio e bate bola com os profissionais que procuram parceiros de treino], ano passado vim para jogar e, este ano, estou aqui de novo. É desfrutar o máximo do momento, é jogar feliz, e vamos com tudo", disse o carioca, torcedor do Flamengo, quando ainda disputava o qualifying de duplas.
Dono de um currículo invejável como juvenil (foi número 1 do mundo, ganhou a Copa Davis e conquistou o US Open do ano passado), Fonseca é um dos jovens mais promissores do mundo e está provando seu valor em sua segunda participação no Rio Open. Ano passado, ganhou um convite dos organizadores para jogar a chave principal, mas acabou derrotado na primeira rodada. Em 2024, com o mesmo convite, já avança para as oitavas. A vitória lhe garante um salto de cerca de 200 posições no ranking mundial. Atual número 655 do mundo, ele deve aparecer entre os 450 melhores do planeta já na próxima semana - mesmo se perder seu próximo jogo no Rio Open.
Nesta quinta-feira, ele volta à Quadra Guga Kuerten e vai enfrentar Cristian Garín, atual #88 do mundo. O chileno de 27 anos, ex-17º na lista da ATP, é mais experiente e tem no currículo o título do Rio Open de 2020. A partida será a última do dia e deve começar por volta das 21h30min (de Brasília). Os direitos de transmissão são do SporTV.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.