Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Bia Haddad leva virada, e Brasil termina dia zerado em Roland Garros

A programação desta segunda-feira no Torneio de Roland Garros tinha quatro brasileiros escalados para estrearem nas chaves de simples. Ao fim da jornada, os quatro estão eliminados. A maior surpresa foi a derrota de Beatriz Haddad Maia, número 14 do mundo, que nunca tinha perdido para uma tenista de fora do top 50 na chave principal do slam francês. A paulista de 27 anos era favorita para superar a italiana Elisabetta Cocciaretto (#51 do ranking) e até saiu na frente, mas levou a virada e acabou eliminada por 3/6, 6/4 e 6/1.

Semifinalista de Roland Garros no ano passado, Bia chegou a Paris sem uma grande sequência de resultados no saibro europeu. Ele encerra a temporada de terra batida no Velho Continente com um retrospecto modesto de cinco vitórias e quatro derrotas. O revés na primeira fase em Paris significa que Haddad Maia perderá pelo menos quatro posições no ranking, podendo até sair do top 20 dependendo das campanhas de outras tenistas.

Na segunda rodada, Cocciaretto vai enfrentar a espanhola Cristina Bucsa (#73), que estreou com vitória sobre a qualifier ucraniana Yuliia Starodubtseva (#142) por 6/4 e 6/1.

Como aconteceu

A primeira quebra do jogo veio no terceiro game, quando Bia, mais agressiva em quadra, encaixou dois ótimos forehands e forçou um erro da italiana, o que deixou o placar em 3/1 para a brasileira. Cocciaretto, contudo, devolveu a quebra logo na sequência, contando com uma dupla falta e um backhand de Bia que ficou na rede.

A quebra decisiva veio no oitavo game, quando a brasileira abriu o game com uma curtinha, viu Cocciaretto cometer dois erros não forçados e, então, venceu o game com um forehand indefensável. O placar ficou em 5/3 e, no game seguinte, a paulista salvou um break point com um forehand na linha antes de confirmar o serviço e fazer 6/3.

O segundo set começa com Cocciaretto mais agressiva, jogando mais perto da linha de base e tentando atacar antes da brasileira. O jogo fica equilibrado, com os saques fazendo pouca diferença. A italiana quebra primeiro e abre 3/0, mas Bia se recupera e devolve a quebra. Após mais uma quebra para cada, o placar mostra 3/4, com a paulista no saque.

Bia igualou o placar, mas na hora de sacar em 4/5, não resistiu à pressão de Cocciaretto. Depois de errar dois backhands, a brasileira viu a italiana executar dois winners - uma paralela e uma cruzada) e fechar o set em 6/4.

Continua após a publicidade

O jogo mudou. Mais confiante, Cocciaretto seguiu agredindo mais, entrando na quadra e colocando a brasileira na defensiva. Bia já não conseguia mais tomar a dianteira dos pontos como no primeiro set, e quando perdeu o saque no segundo game do terceiro set, permitiu que a europeia abrisse 3/0. Com mais um winner de devolução, Cocciaretto conquistou outros dois break points no quarto game (15/40). Logo no primeiro, encaixou uma cruzada de esquerda indefensável e abriu 4/0. Não houve como Bia se recuperar.

E os outros brasileiros?

Antes de Bia vencer, o Brasil teve três tenistas em quadra na chave masculina nesta segunda-feira, e todos foram eliminados. Primeiro, Gustavo Heide (#174) foi superado de virada em cinco sets pelo argentino Sebastian Báez (#20): 4/6, 6/3, 6/1, 4/6 e 6/3. Depois, Thiago Monteiro (#86) caiu diante do sérvio Miomir Kecmanovic (#57): 6/2, 6/1, 4/6 e 7/5. Por último, o número 1 do Brasil, Thiago Wild (#58), caiu diante do francês Gael Monfils (#37): 6/2, 3/6, 6/3 e 6/4.

No domingo, a primeira brasileira a estrear na chave principal desta ano, Laura Pigossi (#119), também foi eliminada. Ela perdeu para a ucraniana Marta Kostyuk (#20) por 7/5, 6/7(4) e 6/4.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Continua após a publicidade

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes