Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Nadal perde para Zverev na estreia em Roland Garros, mas evita despedida

Pela primeira vez na carreira, Rafael Nadal é eliminado na rodada inicial do torneio de Roland Garros. Campeão do torneio 14 vezes - recorde absoluto de títulos em um único slam -, o espanhol foi a Paris como número 275 do ranking, sem ritmo de jogo e ainda se recuperando de uma lesão no abdômen que atrapalha seus planos desde janeiro. O Rei do Saibro até fez uma bela apresentação nesta segunda-feira e levantou a torcida em diversos momentos com pontos espetaculares, mas não foi páreo para o nível altíssimo do número 4 do mundo, Alexander Zverev. Em grande fase e campeão do Masters 1000 de Roma há pouco mais de uma semana, o alemão fez 6/3, 7/6(5) e 6/3 e avançou à segunda rodada do torneio.

Após a partida, em uma quebra de protocolo, Nadal, mesmo derrotado, foi convidado a dar uma entrevista em quadra e disse não ter certeza absoluta se será seu último jogo no torneio de Roland Garros. Rafa, aliás, disse que pretende voltar à Quadra Philippe Chatrier ainda este ano para a disputa dos Jogos Olímpicos, já que o torneio de tênis de Paris 2024 terá o complexo de Roland Garros como sede.

Números impressionantes

O momento de Nadal é tão incomum em comparação com o resto de sua vida tenística que a derrota de hoje significou que só agora, aos 37 anos, pela primeira vez na carreira, ele perdeu duas partidas seguidas no saibro em torneios de nível ATP. Rafa vinha de um revés para o também top 10 Hubert Hurkacz no Masters 1000 de Roma, na segunda rodada.

A derrota para Zverev foi apenas a quarta de Nadal em Roland Garros. Rafa agora tem um retrospecto de 112 vitórias e quatro revezes no torneio, o que significa um aproveitamento recorde de 96,5% no slam do saibro.

Como aconteceu

Logo no primeiro game, ficou evidente que Nadal teia problemas contra um Zverev que se mostrava muito sólido do fundo de quadra. O alemão quebrou o saque de Rafa imediatamente e manteve a dianteira até o fim do set. Uma nova quebra no nono game definiu a parcial em 6/3 para Sascha.

O veterano, no entanto, elevou seu nível e encontrou uma maneira de ser competitivo. Depois de salvar dois break points no quarto game do segundo set, finalmente quebrou o saque de Zverev e abriu 4/2.

Nadal teve a chance de sacar para o set, mas o alemão brilhou na hora mais importante. Com seguidos winners, Sacha devolveu a quebra e levou o set para o tie-break. O game de desempate foi parelho, mas Zverev foi novamente melhor na reta final, alcançando duas curtinhas de Nadal e disparando bolas vencedoras. Rafa ainda salvou um set point com uma curtinha vencedora, mas um bom saque do número 4 do mundo definiu a parcial em 7/6(5).

Continua após a publicidade

O veterano também saiu na frente no quarto set, com uma quebra no segundo game. Zverev, porém, voltou a responder à altura, devolvendo a quebra imediatamente. A partida continuou parelha, mas Rafa já buscava disputar pontos mais curtos e tentava saque-e-voleio com mais frequência do que o habitual. Foi num momento desses que Zverev, com uma espetacular devolução vencedora, quebrou novamente o saque do espanhol e abriu 4/3. Depois disso, o alemão ainda enfrentou dois break points no game seguinte, mas voltou a responder com bolas indefensáveis e não abriu mais portas para uma reação do ex-número 1.

Audiência ilustre

A expectativa para o duelo era tanta e o prestígio de Nadal é tamanho que a Quadra Philippe Chatrier recebeu os dois números 1 do mundo - algo raríssimo no circuito mundial - com Novak Djokovic e Iga Swiatek. Carlos Alcaraz também esteve presente para apoiar seu ídolo.

Despedida? Talvez não

Na entrevista pós-jogo, ainda na Quadra Philippe Chatrier, Rafa evitou uma despedida definitiva:

Continua após a publicidade

"Não sei se vai ser a última vez que estarei aqui diante de todos vocês. Não estou 100% seguro, honestamente, mas se foi, eu curti. O público foi incrível durante toda minha semana de preparação. O que sinto hoje é difíceis de colocar em palavras, mas foi muito especial sentir o amor das pessoas como senti, no lugar que eu mais amo."

"Venho passando por dois anos duros em termos de lesões e passei por todo esse processo com o sonho de estar aqui de volta em Roland Garros. A primeira rodada não foi a ideal (sorrindo), mas fui competitivo e tive minhas chances, mas não foi o suficiente contra um grande jogador como Sascha. Para mim, é difícil falar sobre o futuro. há uma grande chance de eu não voltar a Roland Garros, mas posso dizer 100% que curti jogar aqui. Estou viajando com a família e estou me divertindo. O corpo está se sentindo melhor do que dois meses atrás, então... (Rafa é interrompido por aplausos). Talvez daqui a dois meses eu diga 'É o suficiente', mas não posso dizer nada por enquanto. Ainda tenho objetivos diante de mim. Espero estar de volta a esta quadra para os Jogos Olímpicos. Isto me motiva. Será outra chance e espero estar bem preparado. A quantidade de sensações que vivi nesta quadra durante minha carreira é inacreditável. Nunca imaginaria, quando criança, que estaria aqui com quase 38 anos com todo o sucesso que tive aqui, vencendo tantas vezes. Foi um processo lindo. Todas as memórias. Cada ano foi diferente, mas não menos especiais que os outros."

O que vem pela frente

Zverev avança à segunda rodada e vai enfrentar o vencedor do jogo entre o belga David Goffin (ex-top 10, atual #115) e o convidado francês Giovanni Mpetshi Perricard (#66).

Nadal ainda não anunciou qual será seu próximo torneio, mas está inscrito no Torneio de Wimbledon, que começa no dia 1º de julho.

.

Continua após a publicidade

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes