Iga salva match point, vence jogaço contra Osaka e avança em Roland Garros
Em toda a chave de Roland Garros, apenas duas tenistas têm, no currículo, quatro títulos de slam cada. Por isso, quando Iga Swiatek, atual número 1 do mundo, e Naomi Osaka, ex-líder do ranking, duelaram nesta quarta-feira, na Quadra Philippe Chatrier, o mundo do tênis parou para ver e foi recompensado com um duelo memorável.
A polonesa saiu na frente, com um tie-break quase perfeito. A japonesa, porém, deu o troco, controlando a segunda parcial, e parecia prestes a protagonizar a maior zebra do torneio quando sacou em 5/4 e teve um match point no terceiro set. Iga, contudo, se salvou com uma esquerda vencedora, e brilhou quando mais precisava. Voltou a quebrar Osaka no 11º game e fechou a conta em 7/6(1), 1/6 e 7/5, em 2h57min, para sobreviver e avançar à terceira rodada do torneio.
Iga era a favorita para o jogo desta quarta-feira não só pelo seu histórico no saibro (três títulos de Roland Garros, campeã de Madri e Roma este ano), mas também porque Osaka, historicamente, não tem sucesso no saibro. A japonesa, que já conquistou o US Open e o Australian Open duas vezes cada, nunca passou da terceira rodada em Paris.
Em busca de um lugar nas oitavas, Swiatek vai enfrentar na sequência a vencedora do jogo entre a croata Jana Fett (#153) e a tcheca Marie Bouzkova (#42).
Sequências impressionantes
A vitória desta quarta-feira foi a 16ª seguida de Iga em Roland Garros. Ela é a primeira a alcançar esse número desde a belga Justine Henin, que somou 24 triunfos consecutivos de 2005 a 2010.
A polonesa de 22 anos também soma 14 vitórias seguidas no circuito mundial agora. Antes de estrear em Roland Garros, Iga foi campeã dos WTAs 1000 de Madri e Roma, onde superou nas duas finais a vice-líder do ranking, Aryna Sabalenka.
Osaka não derrota uma top 10 desde 2020, quando superou a então número 9 do mundo, Kiki Bertens, no WTA de Brisbane, um dos torneios de aquecimento para o Australian Open.
Os momentos-chave
Iga vinha fazendo um ótimo set e liderava por 4/3 e 40/0, mas cometeu quatro erros não forçados em sequência - inclusive uma direita fácil que confirmaria seu serviço - e foi quebrada, o que deixou o placar em 4/4. Em seguida, Iga teve um break point, mas desperdiçou com uma direita na rede. No décimo game, foi Osaka quem teve um set point, a a japonesa também perdeu a chance ao cometer um erro não forçado.
No tie-break, foi a atual número 1 quem brilhou mais. Iga saiu na frente com uma devolução vencedora, confirmou seus dois saques na sequência e disparou na frente até fazer 7/1.
O segundo set foi dominado por Osaka desde o primeiro game, quando quebrou Iga graças a dois erros e uma dupla falta da polonesa. Mais dois erros de Iga deram outra chance para a japonesa no terceiro game, e Osaka aproveitou e converteu com uma direita indefensável. Agressiva e errando muito pouco, a ex-número 1 aproveitou a vantagem, fez 6/1 e forçou o terceiro set.
Iga teve três chances de quebra no primeiro game da parcial decisiva, mas Osaka se salvou com ótimos saques. Depois, com seguidos winners de devolução, abriu 2/0 ao quebrar o saque de Iga mais uma vez. A polonesa se mostrava cada vez mais frustrada, e isso ficou óbvio quando ela desperdiçou mais cinco break points no terceiro game. Swiatek se recuperou, mas só depois de salvar um match point com uma linda esquerda vencedora na cruzada. Dois pontos depois, finalmente converteu um break point - seu décimo na parcial - quando Osaka cometeu um erro não forçado.
No fim, o saque, que tanto salvou Osaka durante a partida, também deixou a ex-número 1 na mão. A japonesa cometeu uma dupla falta quando enfrentava um break point no 11º game, e deu a Iga a chance de sacar para a vitória. Com 6/5 no placar, a polonesa não desperdiçou a chance.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receber
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.