Djokovic vira jogão de cinco sets e vai às oitavas às 3h da manhã em Paris
Por causa da chuva que vem atrapalhando a programação de Roland Garros este ano, Novak Djokovic e Lorenzo Musetti só entraram na Quadra Philippe Chatrier depois das 22h30min locais e duelaram madrugada adentro em um encontro tão emocionante quanto surpreendente. O sérvio começou melhor e parecia rumar para uma vitória rotineira, mas teve problemas físicos, viu o italiano reagir e esteve a alguns games de uma eliminação precoce, na terceira rodada. No fim, porém, o número 1 do mundo encontrou energia e um nível de tênis espetacular para arrancar uma grande virada e uma vitória por 7/5, 6/7(6), 2/6, 6/3 e 6/0 em um duelo que durou 4h29min e acabou às 3h07min da manhã em Paris.
O triunfo vale uma vaga nas oitavas de final em Roland Garros, mas também mantém Djokovic no posto de número 1 do mundo. O sérvio precisa alcançar pelo menos a final do torneio francês para não ser ultrapassado pelo italiano Jannik Sinner, atual vice-líder do ranking. Nole agora vai enfrentar o argentino Francisco Cerúndolo, número 27 do mundo. Será o primeiro duelo entre eles no circuito mundial.
Começo animador
O primeiro set foi equilibrado, com Musetti saindo na frente, mas Djokovic devolvendo a quebra imediatamente depois. Depois disso, os dois seguiram confirmando seus saques até o 12º game, quando Djokovic foi impecável e contou com erros do italiano. Primeiro, Musetti errou uma curtinha. Em seguida, alcançou uma curtinha do sérvio e mandou a bola para fora. Por último, após um longo rali, tentou uma esquerda na paralela, mas mandou para fora, o que selou a parcial em 7/5 para o número 1.
Reflexes on point ?#RolandGarros pic.twitter.com/ROI68A7b4C
-- Roland-Garros (@rolandgarros) June 1, 2024
Djokovic saiu de quadra ofegante para ir ao banheiro antes do segundo set. Quando voltou, fez um belo começo de set, encaixando ótimas curtinhas e devoluções. Assim, quebrou o saque de Musetti e abriu 4/1. Aos poucos, porém, o sérvio parecia não ter a mesma energia do começo do duelo. Musetti passou a ler melhor as curtinhas e, em um game com dois erros não forçados de Djokovic, devolveu a quebra. Pouco depois, o placar estava igualado em 4/4, e a torcida empurrava o italiano. O jogo ganhou em emoção, e a decisão do set foi para o tie-break.
Set point perdido e virada
O game de desempate começou com Musetti vencendo um rali de 24 bolas, e o italiano ganhou outro ponto longo quando soltou uma curtinha vencedora para abrir 3/0. Djokovic, porém, se recuperou com dois ótimos saques e um belo rali para deixar o placar em 3/3. No fim, foi Djokovic quem bobeou. Depois de ver Musetti salvar um set point com uma ótima direita e um smash, Nole errou uma direita e deu ao italiano a chance de sacar com set point. Lorenzo aproveitou a chance, foi à rede e matou o ponto com um voleio, fazendo 7/6(7).
This tie-breaker #RolandGarros pic.twitter.com/4AoicyNfsJ
-- Roland-Garros (@rolandgarros) June 1, 2024
Quando o terceiro set começou, Musetti seguiu jogando em alto nível, enquanto Djokovic já não tinha mais tanto sucesso com as curtinhas ou as tentativas de jogar pontos mais curtos. Fisicamente, o italiano também parecia superior, e ele capitalizou quando ganhou mais dois ralis com bolas vencedoras e forçou um erro do número 1 do mundo para conseguir mais uma quebra de saque. Lorenzo abriu 4/1, manteve o nível e fechou a parcial em 6/2 com outra quebra no oitavo game.
A true battle on Chatrier ??#RolandGarros pic.twitter.com/UNqvZ5sbld
-- Roland-Garros (@rolandgarros) June 2, 2024
Djokovic se mostrava abatido, mas seguiu lutando e finalmente vibruo com intensidade quando conseguiu quebrar o saque de Musetti e, pouco depois, abrir 4/2 no quarto set. A quebra deu outra motivação ao sérvio, que passou a vibrar mais e agredir mais do fundo de quadra. Com a devolução voltando a funcionar, quebrou Musetti no sétimo game e abriu 5/2. Após mais uma quebra de cada lado, Djokovic fez 6/3 e forçou o quinto set.
Quando a parcial decisiva começou, o jogo passava das 4h de duração, mas Djokovic elevou ainda mais seu nível. Parou de errar, agrediu mais e tirou vantagem de um adversário que já não se mostrava tão bem fisicamente. Com uma quebra no segundo game, Nole rapidamente abriu 3/0. Musetti não conseguiu igualar nem a intensidade nem a precisão do número 1, e não conseguiu impedir que o veterano de 37 anos disparasse na frente até completar a virada.
Ponto do jogo
Apesar da derrota, Musetti protagonizou a passada mais espetacular da partida. Aconteceu no fim do quarto set, quando Djokovic já havia iniciado a virada. Assista abaixo:
MUSETTI WITH ONE OF THE SHOTS OF THE YEAR #RolandGarros pic.twitter.com/g9S1sA5F9j
-- Roland-Garros (@rolandgarros) June 2, 2024
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receber.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.
Deixe seu comentário