Alcaraz supera o freguês Tsitsipas e vai às semis em Roland Garros
Até esta terça-feira, Carlos Alcaraz e Stefanos Tsitsipas haviam se enfrentado em cinco oportunidades no circuito mundial, e o espanhol levou a melhor em todas. Não foi diferente desta vez, quando os dois repetiram o duelo válido pelas quartas de final de Roland Garros. O jovem de 21 anos dominou novamente, fez 6/3, 7/6(3) e 6/4 e carimbou mais uma vez sua vaga nas semifinais do torneio francês.
No ano passado, Alcaraz também bateu Tsitsipas para alcançar as semifinais, mas não alcançou a final. Teve cãibras durante a partida contra Novak Djokovic e acabou derrotado por 3 sets a 1. Em 2024, o adversário do espanhol será o próximo número 1 do mundo, Jannik Sinner. O italiano avançou também nesta terça ao fazer 6/2, 6/4 e 7/6(3) sobre o búlgaro Grigor Dimitrov. Com a desistência de Novak Djokovic, Sinner será oficializado como líder do ranking na próxima segunda-feira, quando a ATP atualizará as pontuações.
Como aconteceu
O estilo de jogo de Alcaraz sempre incomodou o grego, e hoje não foi diferente. A mistura de tênis agressivo da linha de base com curtinhas eficientes dexa Tsitsipas desconfortável, sem encontrar uma zona de conforto, e isso ficou nítido já no primeiro game, quando Alcaraz anotou a primeira quebra do jogo. O espanhol seguiu no comando durante toda a parcial, e mais uma quebra no nono game deu números finais para a parcial: 6/3.
O segundo set começou com Tsitsipas irritado e impaciente. Já no segundo game, o grego errou um smash fácil e uma direita simples. Alcaraz aproveitou e quebrou mais uma vez o serviço do rival. Pouco depois, o placa já mostrava 3/0 para o espanhol. Stefanos, porém, foi se acalmando e encontrando um nível mais alto de tênis. E foi assim, com dois winners e um jogo agressivo, que devolveu a quebra no sétimo game e igualou o placar em 4/4 na sequência.
A decisão veio no tie-break, que começou com um winner de Alcaraz. O espanhol abriu vantagem rapidamente, fazendo 5/1 após dois erros não forçados de Tsitsipas. Pouco depois, Carlitos fechou a parcial em 7/6(3).
O terceiro set foi mais do mesmo. Tsitsipas ate manteve o placar igualado no começo, mas precisava jogar sempre no limite, dependendo de bolas arriscadas para superar a forte defesa de Alcaraz. No sétimo game, entretanto, o grego cometeu duas duplas faltas e abriu uma janela para o oponente. O espanhol aproveitou e conseguiu a quebra que definiu a partida.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.