Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Djokovic volta afiado e domina tcheco na estreia em Wimbledon

No dia 5 de junho, em Paris, Novak Djokovic passou por uma cirurgia no menisco do joelho direito. Nesta terça-feira, menos de um mês depois, fez sua estreia no Torneio de Wimbledon e mostrou estar afiado, disposto a lutar por mais um título na grama. O veterano de 37 anos, atual número 2 do mundo, fez 6/1, 6/2 e 6/2 sobre o qualifier tcheco Vit Kopriva (#123 do mundo) e avançou à segunda fase.

Do começo ao fim do duelo, Djokovic não aparentou sentir dores no joelho lesionado e se movimentou muito bem em quadra para um tenista de 37 anos. A única diferença visível para o Nole de sempre era a joelheira cinza que o sérvio passou a usar desde que voltou a treinar.

Números importantes

A vitória desta terça-feira foi a de número 371 para Djokovic em torneios do Grand Slam. Ele é o recordista nesta categoria.

Em 19 participações, Djokovic nunca perdeu na primeira rodada em Wimbledon. Sua derrota mais precoce aconteceu em 2008, quando foi superado por Marat Safin na segunda rodada.

Este ano, Nole busca o oitavo título de Wimbledon, o que igualaria o recorde de Roger Federer, maior campeão do torneio entre os homens. Se levantar o troféu, Djokovic alcançará a marca de 25 títulos de slam em simples e assumirá sozinho o posto de maior campeão de slams em simples na história do esporte. Hoje, ele divide a marca de 24 com a australiana Margaret Court.

Como aconteceu

Diante de um adversário que não tem poder de fogo para incomodá-lo consistentemente, Djokovic pôde distribuir o jogo de acordo com sua vontade, sem precisar se encontrar em posições defensivas. Kopriva, no entanto, lutava bravamente e salvou cinco break points antes de finalmente perder o serviço no quinto game. Depois disso, Nole deslanchou: fez 6/1 no primeiro set e 6/2 no segundo. Kopriva até começou melhor o terceiro set, mas o jogo nunca pareceu sair do controle do ex-número 1 do mundo. Djokovic conseguiu a quebra decisiva no quinto game e, depois disso, foi ladeira abaixo.

E agora?

O próximo adversário de Djokovic em Wimbledon será o vencedor do jogo entre o qualifier espanhol Alejandro Moro Cañas (#188) e o convidado britânico Jacob Fearnley (#277).

Continua após a publicidade

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes