Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Thiago Wild salva match point e vira jogo de cinco sets em Wimbledon

Quando teve o saque quebrado logo no início do terceiro set, Thiago Wild parecia desmotivado e perto de uma derrota inquestionável na primeira rodada do Torneio de Wimbledon. O número 1 do Brasil e #74 do mundo, contudo, reagiu de maneira brilhante. Salvou um match point, venceu um tie-break graças a um erro milimétrico do rival e triunfou em um quinto set dramático. No fim, o placar mostrava 1/6, 3/6, 7/6(8), 6/4 e 7/5, em 4h de jogo, sobre o jovem inglês Paul Jubb (24 anos, #201). Foi a primeira vez na carreira que WIld ganhou um jogo após estar perdendo por 2 sets a 0.

A vitória desta terça-feira foi também a primeira de Wild na chave principal de Wimbledon. Até hoje, ele havia disputado apenas o qualifying do slam britânico em 2021, 2022 e 2023. Nas três ocasiões, foi eliminado sem conseguir avançar à chave principal. O próximo adversário do paranaense no slam da grama sairá do jogo entre o norueguês Holger Rune, cabeças de chave 15, e o sul-coreano Soonwoo Kwon.

Wild segue como único brasileiro vivo na chave masculina de simples em Wimbledon. Na segunda-feira, Felipe Meligeni foi eliminado pelo croata Borna Coric e, nesta terça, Thiago Monteiro perdeu para o australiano Alexei Popyrin.

Como aconteceu

Depois de perder os dois sets iniciais jogando um tênis pouco inspirado e com pouca energia, Wild perdeu o saque logo no primeiro game do terceiro set. Parecia que Jubb controlaria o placar até o fim, mas o britânico abriu as portas para uma reação do brasileiro quando perdeu o saque no quarto game. A decisão só veio no tie-break, e Wild salvou um match point antes de vencer o game de desempate com uma bola do rival que saiu por muito pouco.

No quarto set, a história se inverteu: Wild quebrou o saque de Jubb no primeiro game, mas o tenista da casa devolveu a quebra. O jogo, então, foi interrompido por um longo tempo por causa da chuva. No retorno, Wild foi muito superior. No nono game, ganhou três ralis seguidos do fundo de quadra para quebrar o saque do britânico. Depois disso, o brasileiro viu o momento favorável e aproveitou, não só fechando o quarto set, mas abrindo o quinto com mais uma quebra de saque. Era só o que ele precisava para vencer, mas o jogo ganhou contornos dramáticos.

Primeiro, Wild perdeu cinco match points no nono game, no saque de Jubb. Depois, com 5/4 no placar, Wild sacou bem e abriu 30/0, mas cometeu uma sequência de erros e foi quebrado quando Jubb disparou uma esquerda vencedora na paralela. O britânico, então, parecia ter o momento a seu favor - além da torcida - mas desperdiçou a chance. Depois de abrir 40/15, viu Wild vencer quatro pontos seguidos. Quando jogou um voleio fácil na rede, o tenista da casa deu a quebra e mais uma chance de o brasileiro sacar para o jogo. Desta vez, Wild não bobeou e finalmente fechou a conta.

Monteiro mal nas devoluções

O outro brasileiro eliminado nesta terça-feira foi Thiago Monteiro. Número 86 do mundo, o cearense teve baixíssimo aproveitamento com as devoluções, ganhou apenas 14% dos pontos no saque do australiano Alexei Popyrin (#47) e acabou derrotado por 6/4, 6/7(8), 6/3 e 6/4.

Continua após a publicidade

O veterano de 30 anos segue desde 2022 sem vencer um jogo de chave principal em um torneio do Grand Slam. Seu último triunfo aconteceu sobre o eslovaco Alex Molcan na primeira rodada do US Open daquele ano. Desde então, soma cinco derrotas em estreias e deixou de competir em um par de eventos como o US Open do ano passado, em que não passou do qualifying, e o Australian Open deste ano, quando estava lesionado.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.