Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

ITF divulga lista completa, e Marcelo Melo fica fora de Paris 2024

Veterano de quatro edições de Jogos Olímpicos e mais experiente brasileiro em atividade no primeiro escalão do circuito mundial, Marcelo Melo está fora da lista de atletas que vão competir em Paris 2024. A Federação Internacional de Tênis (ITF) divulgou nesta quinta-feira a relação completa dos classificados para os Jogos, e o mineiro de 40 anos, que tentava uma vaga nas duplas ao lado do gaúcho Rafael Matos (#40 do mundo nas duplas), não conseguiu uma vaga.

Sem Melo, atual número 41 do mundo no ranking de duplas, a delegação brasileira está definida assim: Thiago Wild, Thiago Monteiro, Beatriz Haddad Maia e Laura Pigossi nas simples; e Wild/Monteiro e Haddad Maia/Luisa Stefani nas duplas. A chave de duplas mistas será definida no dia 24 de julho.

Marcelo Melo defendeu o Brasil quatro vezes nos Jogos Olímpicos, com três parceiros diferentes. Em Pequim 2008, ao lado do conterrâneo mineiro André Sá, foi eliminado na segunda rodada pelos indianos Mahesh Bhupathi e Leander Paes; em Londres 2012, com o também mineiro Bruno Soares, alcançou as quartas de final e perdeu para os franceses Michael Llodra e Jo-Wilfried Tsonga; na Rio 2016, novamente foi às quartas ao lado de Soares e foi superado pelos romenos Florin Mergea e Horia Tecau; e em Tóquio 2020, tendo como parceiro o gaúcho Marcelo Demoliner, caiu logo na estreia , superado pelos croatas Nikola Mektic e Mate Pavic, que conquistaram o ouro.

Além do currículo olímpico, Melo é um dos maiores vencedores da história do tênis brasileiro. Nas duplas, foi campeão de Roland Garros/2015 ao lado do croata Ivan Dodig e de Wimbledon/2017, quando seu parceiro era o polonês Lukasz Kubot. No circuito mundial da modalidade, conquistou 38 títulos, inclusive nove Masters 1000, escalão logo abaixo dos slams, e passou 56 semanas como número 1 do mundo.

Segundo a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), tanto Melo e Matos como Ingrid Martins, inscrita na chave de duplas femininas ao lado de Laura Pigossi, agora figuram na lista de alternates, ou seja, precisam de desistências de outros atletas para herdarem lugares na lista de Paris 2024. Os homens precisam de três desistências.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes