Entre altos e baixos, Alcaraz vence em 5 sets e vai às oitavas em Wimbledon
O placar mostrava 2 sets a 1 para Frances Tiafoe, com 4/4 no quarto set, e Carlos Alcaraz cometeu dois erros não forçados para abrir o nono game. O espanhol, em uma jornada de altos e baixos até ali, ficou a dois pontos de perder o serviço e dar ao americano a chance de sacar para fechar o jogo e avançar às oitavas de final de Wimbledon. Foi ali, no entanto, que o espanhol, atual campeão do torneio, começou uma brilhante reação. Primeiro, ganhou quatro pontos em seguida para salvar o game. Pouco depois, fez um tie-break quase perfeito pera forçar o quinto set. Por fim, na parcial decisiva, aproveitou as chances e anotou uma vitória memorável que teve parciais de 5/7, 6/2, 4/6, 7/6(2) e 6/2.
Pelo terceiro ano seguido, Alcaraz vai às oitavas em Wimbledon. Com apenas 21 anos, ele já soma dez aparições nessa fase em torneios do Grand Slam. Seu próximo adversário será o vencedor do jogo entre o americano Brandon Nakashima (#65) e o francês Ugo Humbert (#16).
Como aconteceu
Quando Alcaraz conseguiu a primeira quebra do jogo e fez 4/2 no primeiro set, parecia no controle das ações. Até ali, afinal, não vinha encontrando problemas com seu serviço. No entanto, as boas devoluções de Tiafoe começaram a entrar. O americano devolveu a quebra logo depois e empatou o set em 4/4. Alcaraz ainda salvou três break points no nono game, mas acabou quebrado mais uma vez no 11º e viu Tiafoe fechar o set em 7/5.
O atual campeão respondeu à altura no segundo set, mais uma vez com uma quebra no sexto game, que veio depois de uma ótima subida à rede e um erro de Tiafoe, que jogou uma esquerda na rede quando enfrentava um break point. Alcaraz ganhou moral, quebrou o americano outra vez no oitavo game e igualou o jogo ao fazer 6/2 na parcial.
No meio do terceiro set, após salvar um trio de break points, Carlitos parecia melhor em quadra mais uma vez, mas desperdiçou chances no sexto game ao forçar e errar um par de devoluções de segundo saque. Depois disso, bastou um game ruim de Alcaraz para Tiafoe voltar a tomar a dianteira. No sétimo game, o espanhol errou um slice e uma cruzada de direita, dando dois break points ao oponente. Tiafoe, então, conseguiu a quebra com uma boa ida à rede que terminou com um lob longo demais do espanhol. Frances sacou bem e manteve a vantagem até fechar o set em 6/4.
Confiante, Tiafoe sacava bem e dava poucas chances ao espanhol, que seguia cometendo mais erros não forçados do que de costume (já eram 30 no meio do quarto set). No nono game, Alcaraz saiu de um buraco: depois de dois erros não forçados seguidos, venceu quatro belos pontos para confirmar o serviço e abrir 5/4. O americano seguia sólido em seus games de serviço, e a decisão foi para um nervoso tie-break, com toda pressão sobre os ombros do favorito. Carlitos, então, mostrou seu poder de reação. Abriu o game de desempate vencendo dois pontos no saque de Tiafoe e logo abriu 5/0. Vibrou intensamente junto com a torcida e forçou o quinto set com 7/6(2) na parcial.
O set decisivo foi todo de Alcaraz. Já no terceiro game, que começou com uma dupla falta de Tiafoe, o espanhol chegou à quebra após uma ótima curtinha e uma passada de backhand ca cruzada que converteu um break point. O americano, por sua vez, passou a errar mais e pagou o preço. No quinto game, uma curtinha perfeita deu a Alcaraz mais uma quebra e uma vantagem de 4/1. Depois disso, Tiafoe não conseguiu mais nada.
Deixe seu comentário