Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Medvedev dá troco, derruba Sinner e vai às semifinais de Wimbledon

Quando Jannik Sinner e Daniil Medvedev se enfrentaram pela última vez em um slam, o russo abriu 2 sets a 0 na final do Australian Open, em janeiro deste ano, mas acabou derrotado pelo italiano. Nesta terça-feira, em Wimbledon, a história foi diferente. Medvedev saiu atrás e terminou com a vitória em cinco sets. Por 6/7(7), 6/4, 7/6(4), 2/6 e 6/3, o russo número 5 do mundo derrubou o favorito ao título e conquistou uma vaga nas semifinais de Wimbledon.

O resultado encerra uma invencibilidade de nove partidas do número 1 do mundo. Antes de ir a Londres, Sinner foi campeão do ATP 500 de Halle, na Alemanha, em quadras de grama. Medvedev, por sua vez, fará sua segunda aparição nas semifinais de Wimbledon. Ano passado, ele também ficou a uma vitória da decisão, mas foi derrotado por Carlos Alcaraz, que terminou com o título do torneio.

O duelo com Alcaraz pode até se repetir este ano. O próximo adversário de Medvedev em Wimbledon sairá do jogo entre o espanhol e o americano Tommy Paul, que está sendo realizado neste momento, na Quadra 1 de Wimbledon.

Como aconteceu

O primeiro set foi muito equilibrado, com os dois tenistas muito sólidos do fundo de quadra e fazendo valer seus games de serviço. Sem break points, a parcial só foi decidida em um nervoso tie-break. Medvedev esteve vencendo por 3/1 depois de ganhar um rali de 33 golpes (o mais longo do torneio!), mas desperdiçou a vantagem ao fazer uma dupla falta. O russo também teve um set point com o saque em 6/5, mas errou duas direitas fáceis seguidas e deu a vantagem ao italiano. Sinner perdeu um set point quando Medvedev foi à rede com uma ótima direita, mas na segunda chance do italiano, com 8/7 no placar, Daniil cometeu outra dupla falta, o que definiu o set: 7/6(7).

A primeira quebra do jogo veio no terceiro game do segundo set, quando Sinner cometeu dois erros não forçados, e o segundo deles - uma direita na paralela que saiu ao lado - deu a Medvedev a vantagem de sacar em 2/1. O russo, mais consistente, cometeu apenas seis erros não forçados no set e manteve a dianteira até fechar em 6/4.

A partida continuou assim, com Sinner oscilando mais, no terceiro set. Depois de seguidos erros e de perder o saque mais uma vez, o italiano, então, pediu atendimento médico, queixando-se de tontura. Ele teve sua pressão medida e saiu da quadra para ser avaliado. Quando voltou, o número 1 do mundo começou a tentar encurtar pontos, subindo à rede ou executando curtinhas.

Aos poucos, porém, Sinner foi mostrando mais energia e acabou recompensado no décimo game, quando forçou dois erros e viu Medvedev, que sacava para o set, cometer mais duas falhas não forçadas. O placar ficou igualado em 5/5, o momento do jogo mudou, e o russo ainda precisou salvar dois set points no 12º game antes de forçar mais um tie-break. Depois disso, Medvedev foi perfeito. Conquistou um mini-break graças a um erro de Sinner e não cedeu um ponto sequer com seu serviço. Com um ace, fez 7/6(4) e tomou a dianteira.

Continua após a publicidade

O quarto set foi dominado por Sinner, que nem deixou Medvedev pressioná-lo. Mais preciso do fundo de quadra e eficiente com as curtinhas, o italiano somou duas quebras de serviço na parcial, abriu 4/1 e, pouco depois, já estava forçando o quinto set ao fazer 6/2.

A parcial decisiva começou com Medvedev na frente. No quarto game, após uma dupla falta e um par de erros de Sinner, o russo conseguiu a primeira quebra e abriu 3/1. Depois de confirmar seu saque em um longo quinto game (4/1), o russo venceu fácil com seu saque no sétimo (5/2) e ficou a um game da semifinal. Daniil não vacilou mais.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.