De virada, Alcaraz bate Medvedev outra vez e volta à final de Wimbledon
O campeão voltou. Carlos Alcaraz venceu a reedição da semifinal de Wimbledon do ano passado contra o russo Daniil Medvedev e terá a chance de defender seu título no domingo, em mais uma final. O espanhol de 21 anos, atual número 3 do mundo, teve um pouco mais trabalho do que em 2023, quando bateu Medvedev em sets diretos. Este ano, Daniil saiu na frente, e Alcaraz triunfou de virada, por 3 sets a 1, com parciais de 6/7(1), 6/3, 6/4 e 6/4.
Se a semifinal foi um repeteco do ano passado, a final também pode ser a mesma. O adversário de Alcaraz no domingo sairá do jogo entre Novak Djokovic e o italiano Lorenzo Musetti (22 anos, #25 do mundo). O veterano sérvio, de 37 anos, heptacampeão de Wimbledon, é favorito para avançar. Em 2023, Alcaraz bateu Djokovic na final por 3 sets a 2 em um dos melhores jogos da temporada.
Em números
- Alcaraz terminou o primeiro set com apenas 48% de aproveitamento de primeiro saque e 15 erros não forçados na parcial.
- No começo do terceiro set, Medvedev acumulava apenas 12 erros não forçados contra 23 de Alcaraz. No entanto, o russo cometeu quatro falhas do tipo no quarto game e deu ao espanhol a quebra que lhe valeu a vitória na parcial.
- Em quatro anos, foi o terceiro encontro entre Alcaraz e Medvedev em Wimbledon. O russo venceu o primeiro deles, em 2021, e o espanhol levou a melhor nos dois últimos.
- Campeão do US Open de 2021, de Wimbledon em 2023 e de Roland Garros em 2024, Alcaraz disputará sua quarta final de slam, igualando Manuel Santana em número de decisões nesse tipo de torneio. O único homem espanhol com mais aparições em finais de slam em simples é Rafael Nadal, com 30.
- Apenas quatro tenistas disputaram mais finais de slam com até 21 anos: Mats Wilander (6), Boris Becker (5), Bjorn Borg (5) e Rafael Nadal (5).
Como aconteceu
Alcaraz começou a partida ameaçando o saque do russo, mas foi Medvedev quem saiu na frente, abrindo 3/1 após quatro erros seguidos de fundo de quadra do espanhol. Carlitos reagiu rápido, devolvendo a quebra e usando uma curtinha e um slice com eficiência, mas sua inconsistência deu ao russo outra quebra no sexto game. Medvedev sacou em 5/3, com a chance de fechar o set, mas começou o game com um erro não forçado e viu dois pontos perfeitos de Alcaraz na sequência. O atual campeão devolveu a quebra e fez 5/5 pouco depois. A decisão veio no tie-break, e o russo brilhou quando precisou. Depois de um erro de Alcaraz, encaixou uma devolução vencedora e abriu 3/0. Mais tarde, com uma ótima cruzada angulada, fez 5/0. No fim, o placar mostrou 7/6(1).
Depois de encaixar apenas 48% de seus primeiros serviços no set inicial, Alcaraz voltou sacando melhor no segundo set e, com isso, foi menos pressionado e pôde jogar ainda mais solto nos games de devolução. Foi assim, no quarto game, que começou com uma devolução vencedora, que o espanhol conseguiu a primeira quebra da parcial - que veio após um erro de Medvedev em um voleio fácil e uma incrível passada de Alcaraz com uma direita cruzada. O espanhol manteve a dianteira e só bobeou quando sacou para fechar o set e cometeu duas duplas faltas. Ainda assim, não cedeu break points e concluiu a parcial em 6/3 com um ótimo serviço que Medvedev não conseguiu devolver.
O russo era o tenista mais consistente e vinha cometendo menos erros não forçados, mas jogou um péssimo quarto game no terceiro set e, com quatro erros não forçados, deu uma quebra de vantagem para Alcaraz. O espanhol continuou melhorando o aproveitamento de seu saque (65% de aproveitamento no set) e não cedeu um break point sequer até fazer 6/4, tomando a dianteira do jogo.
O quarto set começou com Alcaraz jogando um nível altíssimo e convertendo mais um break point - desta vez com uma direita cruzada indefensável. Parecia que o espanhol arrancaria sem problemas para a vitória, mas Medvedev devolveu a quebra no game seguinte ao alcançar uma curtinha e ver uma direita de Alcaraz sair por pouco. O espanhol cometeu três erros não forçados no game.
Carlitos, contudo, era quem ditava o ritmo do jogo e tomava a iniciativa na maioria dos pontos. Foi assim, no sétimo game, que ele conseguiu mais uma quebra. Primeiro, deu uma curtinha e uma passada de esquerda. Depois, outro drop shot forçou um erro do russo e deixou o placar em 15/40. Medvedev salvou um break point, mas errou uma esquerda no ponto seguinte e perdeu o saque. Depois disso, com Alcaraz jogando ainda mais à vontade, o russo não teve mais chances.
Russo escapou de desclassificação
Ainda no primeiro set, Medvedev perdeu um ponto quando a árbitra de cadeira marcou "not up", chamada que indica que a bola quicou duas vezes na quadra do russo antes de ele rebater. Daniil não gostou da decisão da oficial e disparou seguidos palavrões antes de sentar-se na virada de lado.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberESPN não mostrou (estava no intervalo), mas foi isso que o Medvedev falou para a Eva depois daquele not up (dois quiques) no primeiro set. Árbitra chamou o supervisor (o que só acontece quando a ofensa é grave) e, em seguida, aplicou uma advertência por conduta antiesportiva. https://t.co/X7HBKfX8wv
-- Alexandre Cossenza (@saqueevoleio) July 12, 2024
A árbitra ouviu as ofensas e pediu a presença do supervisor do torneio - algo que acontece quando existe a possibilidade de desclassificação (como o cartão vermelho do futebol) imediata do atleta - e, depois de explicar o que aconteceu, puniu Medvedev apenas com uma advertência por conduta antiesportiva.
Deixe seu comentário