Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Sem Alcaraz, Rio Open muda de rota e anuncia Zverev para 2025

O contrato de Carlos Alcaraz com o Rio Open terminou em 2024, com uma infeliz lesão sofrida nos primeiros minutos de seu primeiro jogo. Hoje muito mais cobiçado do que quando assinou o contrato, Alcaraz anunciou no mês passado que jogará em Roterdã no ano que vem. Por ser um torneio em quadra dura, na Europa e com final marcada para uma semana antes do Rio Open, estava na cara que Carlitos não viria mais ao Brasil.

A organização do torneio carioca, então, foi em outra direção e, nesta segunda-feira, anunciou Alexander Zverev como primeira grande atração de 2025. Trata-se, obviamente, de um tenista de peso menor do que Alcaraz, mas um belo nome. Atual número 4 do mundo, vice-campeão de Roland Garros e um cidadão que costuma cumprir seus compromissos, algo sempre importante para torneios fora da Europa. Sascha não é daquelas que aparecem apenas para receber cachê.

Evidentemente, Zverev não é unanimidade. Longe disso. O alemão é um nome com forte rejeição desde que foi acusado e investigado por dois casos de violência doméstica. Um deles envolveu a tenista Olya Sharipova, e a ATP, após o que ela chamou de "grande investigação independente", não encontrou evidências suficientes e não tomou medidas disciplinares. O outro caso, levado à justiça pela ex-namorada e mãe de seu filho, Brenda Patea, terminou em um acordo para encerrar o processo.

A rejeição de que falo fica evidente nas respostas de fãs de tênis que comentaram nas redes oficiais do Rio Open após o anúncio do Zverev. Veja algumas no tweet abaixo.

Não que seja surpresa, mas também é inegável que há uma diferença enorme entre o mundo real e as redes sociais - sobretudo no cenário do tênis brasileiro. Quem costuma frequentar torneios vai disposto a aplaudir e curtir quem está em quadra, pouco importa a vida pessoal ou o caráter de quem está em quadra. E não estou aqui dizendo se isso é certo ou errado. Apenas descrevo como vejo as coisas nos torneios que visito.

Coisas que acho que acho:

- Até pelo que escrevi no parágrafo acima, acredito que Zverev vai entrar em quadra, ser aplaudido pela maioria e jogar em paz.

- Thiago Wild também teve uma acusação de violência doméstica, e diversos prints de conteúdo seríssimo que jogaram contra seu caráter foram revelados. Ainda assim, sempre entra em quadra no Rio Open com torcida a favor, como qualquer outro tenista brasileiro.

Continua após a publicidade

- Minha opinião sobre a vinda de Zverev? Sem Alcaraz e considerando que Djokovic e Nadal estejam fora de cogitação, não há muitas opções melhores do que Sascha no circuito, sobretudo dentro do minúsculo grupo de tenistas da elite dispostos a viajar e competir a sério na América do Sul em fevereiro.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes