Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

No adeus, Nadal fala de legado: 'Quero ser lembrado como uma boa pessoa'

Ao fim do dia, após a eliminação da Espanha diante da Holanda na Copa Davis, Rafael Nadal foi homenageado em Málaga, sede da competição, com direito a uma arena lotada lhe aplaudindo de pé, um vídeo no telão com mensagem de nomes ilustres como Serena Williams, Roger Federer, Novak Djokovic e Andy Murray e, ao fim, recebeu o microfone para discursar.

Nos mais de dez minutos em que falou ao público, Rafa mais agradeceu do que falou sobre si. No fim, quando foi quase obrigado pelo mestre de cerimônias a falar acerca de seu legado, destacou que o que fez e foi fora de quadra foi mais importante do que as conquistas.

"Os títulos e os números estão aí. As pessoas sabem disso, mas eu gostaria de ser lembrado mais como uma boa pessoa, de uma pequena vila em Maiorca, que teve a sorte de ter um tio que era técnico de tênis e que teve uma grande família que sempre apoiou. Só um menino que seguiu seus sonhos, trabalhou o mais duro possível para estar onde estou hoje. No fim do dia, muitas pessoas trabalham duro e tentam seu melhor todos os dias, mas sou um desses muito sortudos a quem a vida deu a chance de viver experiências inesquecíveis por causa do tênis. Eu só gostaria de ser lembrado como uma boa pessoa e um menino que seguiu seus sonhos e alcançou mais do que podia sonhar."

O que mais ele disse?

O momento de parar:

A verdade é que ninguém quer chegar a este momento, não? Eu não estou cansado de jogar tênis. Simplesmente, o corpo chegou a um momento em que não quer mais jogar tênis (risos). É preciso aceitar a situação e, sinceramente, me sinto super privilegiado por poder fazer de um dos meus hobbies a minha carreira e a maior parte do que eu jamais podia ter imaginado. Só posso agradecer à vida e todos que estão aqui a meu lado.

Sobre valores pessoais:

O que tentei a minha vida inteira foi me esforçar para ser melhor, para alcançar objetivos, mas tentei fazê-lo com respeito, humildade e valorizando todas as coisas boas que vinham acontecendo. Acredito que de algum modo tentei algo que para mim é o mais importante neste mundo: ser uma boa pessoa. Espero que tenham percebido. Eu me vou do tênis profissional deixando muitos amigos que fiz pelo caminho.

Continua após a publicidade

O legado e o carinho recebido:

Eu me vou com a tranquilidade de que, de algum modo, deixei um legado não apenas esportivo, mas também pessoal porque entendo que o carinho que recebo ao redor do mundo, se fosse só pelo que fiz em quadra, não seria o mesmo. Muito obrigado por tudo.

Mensagem à família:

Quero me despedir dirigindo as últimas palavras à minha família, que de verdade não me falhou nunca. Estiveram comigo quando as coisas pareciam impossíveis; nos momentos em que as coisas iam bem, me mantiveram com os pés no chão; e isso faz com que o momento de hoje e o que vai acontecer no futuro seja realmente mais fácil de encarar.

Adaptação à nova vida:

Sei que é um processo - não sei se difícil - mas todas mudanças na vida exigem um processo de adaptação, e estou tranquilo porque acredito que recebi uma educação que me permite encarar o que vem com tranquilidade, com a satisfação pessoal de ter feito tudo que podia até o final e, sinceramente, estou tranquilo porque tenho uma grande família à minha volta que me ajuda diariamente.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes