Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Murray será técnico de Djokovic: 2025 já ficou muito mais interessante

"Jogamos um contra o outro desde meninos. Foram 25 anos de rivalidade, levando um ao outro além de nossos limites. Travamos algumas das batalhas épicas de nosso esporte. Disseram que mudamos o jogo, corremos riscos, fizemos história. Pensei que nossa história tinha acabado, mas ela terá um último capítulo. Chegou a hora de um dos meus adversários mais duros entrar na minha quadra. Bem-vindo a bordo, técnico Andy Murray."

Foi assim, em um vídeo postado em suas redes sociais, que Novak Djokovic anunciou quem será seu técnico no Australian Open de 2025. Sim, será o ex-número 1 do mundo Andy Murray, que encerrou sua carreira como tenista profissional oficialmente este ano, no torneio de Wimbledon.

No circuito profissional, Djokovic e Murray, que compuseram o chamado Big Four de 2008 a 2016, se enfrentaram 36 vezes, inclusive em sete finais de slam. Os dois têm 37 anos e nasceram com apenas uma semana de diferença - o britânico é sete dias mais velho.

A tarefa principal de Murray será ajudar o velho rival a tornar-se, de forma isolada, o tenista com mais títulos de slam em simples na história. Atualmente, Djokovic tem 24 troféus em torneios desse nível e divide a marca com a australiana Margaret Court. Mais uma taça o deixará sozinho com o recorde.

O anúncio pegou o mundo do tênis de surpresa, e Djokovic não falou nada além do post que fez a revelação, portanto não há muita informação à disposição no momento. O jornalista britânico Stuart Fraser publicou que os dois já trabalharão juntos na pré-temporada, mas não se sabe nada além disso.

Será a primeira experiência de Murray com treinador, e joga a seu favor o fato de ter vivido o circuito até pouco tempo. Andy sabe bem quem são e como jogam os principais rivais de Djokovic (leia-se "Sinner e Alcaraz"). Além disso, o escocês sempre foi um mestre na arte de construir pontos, usando todos recursos de seu jogo para deixar a partida sob seu comando (algo que Nole pode tentar fazer com mais frequência contra os dois citados acima).

Como isso vai funcionar na prática a favor de Djokovic? Ou não vai? É preciso esperar para ver. A essa altura, qualquer comentário é mais exercício de imaginação do que palpite bem informado. De certeza, apenas uma: o começo de 2025 já ficou muito mais interessante.

.

Continua após a publicidade

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio também no Threads, no Bluesky e no Instagram.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes