Sensação, João Fonseca é comparado ao nº 1 do mundo e tem moral com Federer
Ele tem 18 anos, vem sendo comparado ao número 1 do mundo, Jannik Sinner, e sua ascensão tem características em comum com Carlos Alcaraz. A maior jovem sensação do tênis mundial hoje em dia se chama João Fonseca, nasceu no Rio de Janeiro, acabou de se classificar para a chave principal do Australian Open, e você precisa saber mais sobre ele.
1. Comparações com Sinner: o biotipo esguio, o belo saque e seu estilo de jogo agressivo já renderam muitas comparações com o atual líder do ranking mundial, Jannik Sinner. Em uma entrevista, disse que seus amigos às vezes o chamavam de Little Sinner (Pequeno Sinner).
2. Números em comum: quando conquistou o título do ATP Next Gen Finals (torneio que reuniu os oito melhores tenistas de até 20 anos do circuito profissional em 2024), em dezembro, Fonseca tornou-se o segundo mais jovem campeão do evento, com 18 anos e 4 meses de idade. O mais jovem da história da competição é Sinner, que levantou a taça aos 18 anos e 2 meses.
3. Melhor de sua idade: entre os tenistas com até 19 anos, João Fonseca é, com folgas, o mais bem ranqueado no planeta. O brasileiro é, hoje, o #113 do ranking. O segundo da lista é o austríaco Joel Schwarzer, também de 18 anos, mas #330 do mundo. O terceiro posto é do japonês Rei Sakamoto (18 anos, #365).
4. Ascensão rápida: antes de estrear no Rio Open de 2024, Fonseca era apenas o #655 do mundo. Depois de alcançar as quartas de final no ATP 500 carioca, o atleta saltou na semana seguinte para #343 e não parou de subir. Hoje, menos de um ano depois, é o #113. Ganhou 534 postos desde a semana especial no Rio.
5. Cotação em alta: mesmo antes de disputar o qualifying deste ano, João Fonseca já estava entre os 40 principais candidatos ao título para uma famosa casa de apostas.
6. Estreia entre profissionais: a cotação citada acima é extremamente rara para um tenista que nunca disputou uma chave principal de slam como profissional. O Australian Open marcará a estreia de Fonseca nesse tipo de situação, e ele terá pela frente o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo.
7. Começo aos 4: Fonseca começou a bater bola em uma quadra de tênis aos 4 anos, mas também jogava futebol e seguiu praticando as duas modalidades até os 10-11 anos. Ao sofrer uma lesão nos gramados, o ex-lateral direito ficou apenas no esporte da bolinha amarela.
8. Sucesso desde o juvenil: o carioca liderou o time brasileiro na conquista da Copa Davis Junior em 2022 e conquistou o US Open juvenil em 2023, quando se tornou o número 1 do mundo na categoria até 18 anos.
9. Universidade esteve na mira: em 2023, João Fonseca ainda considerava atrasar sua entrada no circuito profissional para estudar e disputar o circuito universitário dos Estados Unidos. Em outubro daquele ano, assinou até uma carta de intenção com a Universidade da Virginia (UVA). No entanto, após a boa campanha no Rio Open de 2024, optou definitivamente pelo circuito profissional.
10. Quer ser #1 e ganhar Wimbledon: Fonseca sempre diz que suas metas são a liderança do ranking e o título de Wimbledon. Ele também sempre mostrou confiança em sua capacidade de alcançar seus objetivos: "Sei que eu posso chegar lá", disse em entrevista ao Saque e Voleio em 2024.
11. Federer como ídolo: João conta que quando era menor "usava todas camisas possíveis" de Roger Federer. "Eu era muito fãzaço dele. Minha família sempre foi."
12. Já disse 'não' a Federer: a ascensão de Fonseca chamou a atenção de agências e empresários de todo mundo, inclusive da Team 8, empresa de Roger Federer que agencia carreiras de atletas. João e seu time recusaram a proposta, e os pais do atleta seguem administrando seus passos.
13. Já disse 'sim' a Federer: João é um dos poucos tenistas do circuito patrocinados pela ON, empresa suíça de material esportivo que tem em Federer um de seus principais acionistas. Outros nomes badalados da marca são Iga Swiatek, ex-número 1 do mundo, e o americano Ben Shelton, #21 do mundo aos 22 anos.
14. Nadal e Rio Open como inspiração: aos 7 anos, João foi levado pelos pais à primeira edição do Rio Open e viu Rafael Nadal de perto pela primeira vez. Hoje, o carioca diz que aquele momento foi decisivo para alimentar sua paixão pelo tênis.
15. Junto a Rafa, 14 anos depois: em 2010, na final da Copa do Mundo em que a Espanha derrotou a Holanda, a mãe de João encontrou Nadal e pediu uma foto ao lado do pequeno tenista. No fim de 2024, enquanto disputava o ATP Next Gen Finals, João mostrou a antiga foto a Nadal, que sorriu ao ouvir a história e posou novamente com o brasileiro e sua mãe.
Rafa and the @nextgenfinals champion, Joao Fonseca in 2010 and 2024.
-- Hippo (@hippo_tenny) December 22, 2024
The path of a champion
: ATP Tour pic.twitter.com/mEe4go8yjb
16. Assessora de Guga na equipe: antes mesmo de alcançar o posto de número 1 do mundo como juvenil, João Fonseca já era orientado por Diana Gabanyi, ex-assessora de imprensa de Gustavo Kuerten. Gabanyi também já trabalhava com Guga em 1997, quando o catarinense venceu Roland Garros pela primeira vez. A jornalista também lidera o time de comunicação do Rio Open.
17. EA FC é passatempo: como muitos jovens de sua idade, João tem no videogame um de seus principais passatempos. EA FC (o antigo FIFA) e Fortnite já foram seus games preferidos.
18. Acostumado a comemorar títulos: no futebol, Fonseca torce pelo Flamengo (o autor deste texto também é rubro-negro e escreve este parágrafo completamente desprovido de isenção futebolística).
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio também no Threads, no Bluesky e no Instagram.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.