Conheça a 'Geração Fonseca' que já abateu dois top 10 no Australian Open
A segunda rodada do Australian Open começou nesta quarta-feira e trouxe um punhado de zebras. Na chave masculina, o resultado mais relevante foi a queda do número 6 do mundo, Casper Ruud. O norueguês foi o homem de melhor ranking eliminado em Melbourne até agora.
Assim como no caso de João Fonseca, que também superou um top 10, o algoz de Ruud foi um tenista da nova geração: o tcheco Jakub Mensik, de 19 anos, atual 48º do ranking. Mensik, aliás, disputou ao lado de Fonseca, no fim de dezembro, o Next Gen ATP Finals, torneio que reuniu na Arábia Saudita os melhores tenistas de até 20 anos da temporada 2024. Os dois duelaram pela primeira fase, e o carioca só venceu no tie-break do quinto set.
Mas Mensik e Fonseca não são os únicos tenistas de sua faixa etária obtendo bons resultados no primeiro slam de 2025. Alex Michelsen, de 20 anos, outro que estava no Next Gen ATP Finals, eliminou o ex-top 10 Stefanos Tsitsipas.
Com isso, até agora, a "Geração Fonseca" já tem dois tenistas na terceira rodada e mais três que ainda vão entrar em quadra pela segunda fase. Veja abaixo quem são e o que fizeram no torneio por enquanto:
João Fonseca - #112 do ranking
18 anos
Brasil
1ª rodada: derrotou Andrey Rublev (#9) por 7/6(1), 6/3 e 7/6(5)
2ª rodada: contra Lorenzo Sonego (#55)
Learner Tien - #121
19 anos
Estados Unidos
1ª rodada: derrotou Camilo Carabelli (#94) por 4/6, 7/6(3), 6/3, 5/7 e 6/4
2ª rodada: contra Daniil Medvedev (#5)
Alex Michelsen - #42
20 anos
Estados Unidos
1ª rodada: derrotou Stefanos Tsitsipas (#12) por 7/5, 6/3, 2/6 e 6/4
2ª rodada: contra James McCabe (#258)
Jakub Mensik - #48
19 anos
Tchéquia
1ª rodada: derrotou Nikoloz Basilashvili (#206) por 6/1, 6/7(3), 6/3 e 6/3
2ª rodada: derrotou Casper Ruud (#6) por 6/2, 3/6, 6/1 e 6/4
3ª rodada: contra Davidovich Fokina (#66) ou Auger-Aliassime (#23)
Arthur Fils - #21
20 anos
França
1ª rodada: derrotou Otto Virtanen (#93) por 3/6, 7/6(4), 6/4 e 6/4
2ª rodada: derrotou Quentin Halys (#74) por 6/2, 4/6, 7/6(2) e 7/5
3ª rodada: contra Ugo Humbert (#14)
Coisas que eu acho que acho:
- Outros dois bons nomes dessa turma Sub-21 são o americano Nishesh Basavareddy (#107) e o chinês Juncheng Shang (#50), que não deram tanta sorte assim em Melbourne. O primeiro estreou contra Novak Djokovic e até venceu o set inicial, mas como todos de sua faixa etária, sofreu fisicamente contra o sérvio e não conseguiu manter o ritmo. Shang, por sua vez, enfrentou o espanhol Alejandro Davidovich Fokina e abandonou a partida no meio do segundo set por causa de dores no pé.
- Não que o resultado do Next Gen Finals seja definitivo ou indicador absoluto de algo (até porque o formato com sets curtos é um tanto questionável e já deveria ter sido aposentado), mas Fonseca parece ser, com alguma folga, o mais talentoso desse grupo todo.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio também no Threads, no Bluesky e no Instagram.
6 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Edson Shigueru Sakai
Os tenistas mais velhos estão cheios de lesões e cirurgias, além de alguns não terem feito a preparação adequada, ou estarem em início de ciclo, mais pesados, é difícil enfrentar os tenistas "Nextgen" nesta quadra rápida, só não sei se, com estas novas técnicas violentíssimas, estarão bem das articulações e de saúde no futuro.
Fernando a de Macedo Costa
Boa reportagem, entretanto deve ser mais explicita, como por exemplo quando vai ser o segundo jogo? A intenção é informar, então faça bem feito. Obrigado
Andre Baptista Gelio
Abater Top 10 é uma coisa. Chegar lá é outra completamente diferente. Vamos ter mais cautela, caso contrario esse também acabará como uma Bia Haddad. Tenta, tenta, mas nunca chega.