Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Dia Mundial dos Oceanos
Faço aniversário no próximo domingo, dia 13.
Mas todo ano, cinco dias antes da data, comemoro como se o dia fosse o meu também.
8 de junho é o Dia Mundial dos Oceanos.
E desde pequeno, sempre senti que pertenço mais à parte de água do que de terra do planeta.
Mesmo tendo que ficar tanto tempo longe, estou sempre conectado à água salgada.
Principalmente por causa do surfe.
E poucas imagens me causam mais dor que ver o descaso das pessoas com o mar.
A sujeira, poluição, morte e extinção de parte da fauna... a destruição deliberada... causada pelo homem.
De acordo com um estudo publicado na revista Science, o tamanho das zonas mortas - áreas sem oxigênio nas águas abertas do oceano e que são abandonadas por criaturas marinhas pois é impossível sobreviver ali - quadruplicou desde meados do século 20.
E a tendência, infelizmente, é que esse número aumente se o comportamento não mudar.
A luta não pode parar.
Toda ação, de individual a empresarial, faz diferença... e muita.
Uma das iniciativas mais recentes, veio da Corona, uma das patrocinadoras oficiais do circuito mundial.
A cerveja - que já conduziu mais de 1,4 mil ações de limpeza, engajando 68 mil voluntários e coletando plástico de mais de 44 milhões de m² de praias, em todo o planeta - acaba de se tornar a primeira marca global de bebidas neutra em resíduos plásticos. Hoje, recupera e recicla mais plástico do que coloca no mundo.
O objetivo é ser líder em sustentabilidade em produtos de consumo embalados e ajudar a proteger os oceanos e as praias do mundo da poluição.
"Como uma marca nascida na praia e profundamente conectada com a natureza, Corona tem a responsabilidade de fazer todo o possível para ser uma aliada do nosso meio ambiente e dos nossos oceanos", conta Felipe Ambra, Vice-Presidente Global de Marketing da Corona. "Mas não podemos fazer isso sozinhos. Por isso criamos 'Plastic Reality', uma experiência de realidade aumentada que permite que as pessoas vejam seu consumo anual de plástico dentro de suas próprias casas. Visualizar nosso consumo de plástico de um ano inteiro na nossa própria sala é realmente revelador, então esperamos que isso possa inspirar as pessoas a reduzirem seu uso e reavaliarem seu impacto ao meio ambiente".
A ideia - disponível no site www.plasticreality.com - é fazer usuários terem acesso a uma estimativa de seu consumo anual de plástico depois de algumas perguntas sobre seus hábitos. A ferramenta ainda abre um portal virtual para uma praia, mostrando os efeitos da poluição na natureza.
Essa terça-feira é emblemática.
Mas só uma data.
Preservar é preciso.
Um prazer, não obrigação.
Para que seja possível celebrar o 8 de junho todos os anos... e sem precisar lamentar.
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