Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Conhece o Surfskate? Passou da hora de conhecer!!!!
Prancha de surfe de rodinhas? Sk8 com quilhas? Parece absurdo, mas não é. Em cena, a nova modalidade que está fazendo a cabeça da galera do mar e do asfalto.
O esporte das ondas já é um dos mais praticados por aqui. O das rodinhas sempre fez parte do dia a dia dos jovens.
Agora, surfe e skate, consagrados mundialmente nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ganharam uma nova modalidade
Parecido com um... com as manobras inspiradas no outro.
É o "surfskate". Isso mesmo, tudo junto e misturado. Parceiro para quem pratica por diversão ou profissionalmente.
Novidade que, com certeza, vai ser bem recebida e adorada por essas e outras tribos.
Alex Ribeiro, um dos brasileiros da elite da World Surf League em 2021, sempre conciliou as manobras dentro e fora da água. Agora, adotou de vez a nova tendência. "Me ajuda bastante no dia a dia. Utilizo bastante esse simulador de surfe. Ele é um skate com truck mais solto, o da frente, pra você ter aquele molejo de andar bem soltinho".
Acostumado com os balanços, Alex deu a letra. Si-mu-la-dor, uma tendência que pegou os profissionais. Para o também paulista Edgar Groggia, surfista da divisão de acesso, a prática virou rotina.
Deivid Silva —já garantido na elite mundial em 2022— tem modelo próprio para caprichar nas curvas e lapidar o estilo.
Parece diversão. Mas vai muito além disso. Com a palavra, Adriano de Souza, campeão mundial de 2015: "É um treino que você consegue fazer fora d'água. E para as muitas pessoas que querem evoluir no surfe, o simulador tá aí pra ajudar nas performances".
Com a chancela do capitão, a galera invadiu a pista, ou melhor, a onda, para soltar as manobras.
Aos 10 anos, Vini Palma é um dos principais destaques da novíssima geração. E sabe bem quais truques o ajudam no desempenho no mar: "Nas batidas normais, aéreos, batidas chutando".
Bem mais experiente, Lucas Prieto concorda: "Snap, que é uma manobra mais progressiva. Cutback de linha. São manobras que você vai treinando cada vez mais no simulador, e pode aperfeiçoar no surfe e evoluir ainda mais".
"Às vezes eu faço uma manobra no mar que meu braço tá meio errado, eu vou pro skate, que é muito mais fácil treinar fora. As manobras chutando, alguns aéreos, velocidade... ajuda bastante no dia a dia, e eu ando de skate desde criança, sempre me ajudou. Sempre que não tinha onda, era o skate", completa Alex.
União precisa entre mar e asfalto, o "surfskate" já é uma modalidade. Um esporte com competição.
E a tribo, com representantes de todo o país, se reuniu no começo do mês em São Paulo, na Casa da Balloon —marca que desenvolve modelos personalizados dos simuladores, com um portfólio que abrange todos os níveis de surfistas.
Campeonato Brasileiro, com a presença de Adriano de Souza entre os juízes.
O título ficou com o paraibano Vitor Meira. Mas apesar dos quilômetros de distância do litoral, da festa pessoal e dos troféus, o que valeu mesmo foi a celebração.
Comemoração por mais uma atividade para corpo e alma.
"É um treino, uma diversão, é um esporte. Vai fazer com que você esteja executando a vida saudável. É demais poder conciliar as duas profissões, skate e surfe numa modalidade só", completa Adriano de Souza.
Por enquanto, a cena ainda é pequena. Mas está se espalhando rápido. E se depender desta galera, vai tomar conta do planeta.
Um largo passo para a consolidação de um sonho.
"É o segundo campeonato que tem de simulador de surfe, o primeiro foi em João Pessoa. No começo do ano que vem, a ideia é fazer um evento com uma pista bem maior, para os atletas poderem desenvolver ainda mais as manobras. E estamos em contato com Espanha e Japão. O próximo passo é a realização de um mundial. É um sonho que vai se realizar", garante Douglas da Silva Costa, empresário e dono da Balloon.
por @thiago_blum / @surf360_
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.