Topo

Surfe 360°

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Vai se aposentar? O discurso de Kelly Slater após o 8º título em Pipeline

Kelly Slater comemora o 8º título da etapa de Pipeline - WSL
Kelly Slater comemora o 8º título da etapa de Pipeline Imagem: WSL

Colunista do UOL

06/02/2022 16h56

Nesta semana o maior de todos completa 50 anos. Na ativa, muito bem vividos, cheio de vitórias e títulos.

No sábado, faturou o troféu de número 56 na principal divisão do surfe mundial. Uma conquista especial, justamente por causa da idade e do raro longo hiato sem sentir o prazer de ser imbatível.

Com uma performance diga de outras atuações da carreira, Kelly Slater chegou a 8 canecos em Pipeline, o evento mais desejado e difícil do tour. O primeiro em 1992... o último em 2022.

São 30 anos competindo em alta performance, sempre se reinventando e ultrapassando gerações.

A cada temporada, o suspense: "KS vai parar?". "Desta vez, ele não volta".

Houve paradas, lesões... só que a paixão pelo esporte em que é... e sempre será o rei, falou mais alto.

Kelly - WSL - WSL
Kelly Slater chora com Seth Moniz após a conquista no Hawaii
Imagem: WSL

Nesta edição do PipeMasters, o sentimento foi além.

É raro vê-lo soltar a voz de maneira tão natural e aberta como aconteceu após o campeonato.

Kelly chorou dentro e fora da água. Exibiu o lado mais humano do herói de todas as idades.

E no auge da emoção, mais uma vez deixou o futuro em aberto, sem confirmar presença na próxima etapa, programada para o dia 11, em Sunset Beach, também no Havaí.

Será que, ao contrário da vontade dos fãs, chegou enfim a hora de "pendurar as quilhas"?

Confira o discurso do G.O.A.T (Greatest of All Time), durante a premiação, logo após bater o havaiano Seth Moniz na decisão:

kelly - WSL - WSL
Kelly Slater, campeão do Billabong Pro 2022
Imagem: WSL

"Quero agradecer todos os que estão aqui... todos os surfistas, que empurraram uns aos outros para fazermos o melhor. Agradecer ao Seth... teve um momento durante a bateria em que conversamos, nos apoiamos e eu disse: "Vamos lá!"... Eu sabia que ele era o cara para o "trabalho", não há nada que o amedronte, é capaz de somar 20 pontos. Só tentei encontrar meu espaço e ir pra cima. Não sei quantas vezes mais isso pode acontecer... ainda não tenho a certeza sobre estar em Sunset... chego aos 50 em seis dias. Dediquei minha vida para o que faço, amo o surfe mais do que tudo no mundo... às vezes odiei mais do que tudo no mundo... me deu tudo. O tempo todo que você está lá no fundo... na liderança... você se sente com a mão na taça, mas se relaxa as coisas mudam, a energia muda rápido. Aí eu pensei: 'estou no fim desta última bateria, esses minutos podem representar o milagre final e eu encerro... e estarei feliz por mim'. Era o meu dia e as coisas não mudaram.

Kelly - WSL - WSL
Kelly Slater durante as finais do Billabong Pro Pipeline
Imagem: WSL

Eu foquei e trabalhei toda a vida por essa onda. Desde que tinha 12 anos, quando vim aqui pela 1ª vez, fiquei doido com Backdoor, mesmo se tivesse com 2 pés de tamanho... remava e pensava: 'amo esse lugar'. As minhas memórias favoritas e os meus maiores prazeres estão aqui... tive a sorte e o privilégio de ter essa oportunidade.

Hummm... 'você tem alguma pergunta, Kaipo ? (risada do público)

(Kaipo Guerrero, locutor da WSL) - Só quero saber como você se sente? Tem sido isso há décadas... de 1992 a 2022... 8 títulos aqui... obviamente o verdadeiro campeão em Pipe... e fez de novo esse ano. De onde vem essa motivação?

Kelly - WSL - WSL
Kelly Slater, 11X campeão mundial
Imagem: WSL

Eu não sei. Foi uma longa jornada... todo mundo nesta praia neste momento, e dava pra escutar tudo na água. Minha namorada me disse essa manhã: 'Respira, apenas respira... é só que você precisa fazer'. E lá no fundo, eu só pensava comigo mesmo: 'Acredite em si mesmo, só respire e aproveite o que está acontecendo neste momento'. Eu sempre considerei a simplicidade como a melhor guia da minha vida... e pra todo mundo. Várias grandes pessoas me ajudaram até aqui... no meu caminho. Sempre aprendo sobre a vida, sobre mim mesmo... me sinto bem a cada dia e espero que continue assim. Deixa rolar e ver o que acontece... não sei explicar... mas está tudo bem.

Se ele larga o osso ou não, vamos saber nos próximos dias.

Na sexta-feira, o highlander completa 50... mesmo dia da abertura da janela para a próxima parada do calendário da WSL.

O melhor presente seria vê-lo comemorando o meio século de sucesso... dentro da água... remando forte e rasgando com estilo as volumosas e famosas direitas de Sunset Beach.

'Go for it, Kelly'!!!

por @thiago_blum / @surf360_