Topo

Surfe 360°

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tati Weston-Webb é eliminada em Sunset e tem início irregular na temporada

Tatiana Weston-Webb - WSL
Tatiana Weston-Webb Imagem: WSL

Colunista do UOL

17/02/2022 18h50

Depois de dois dias com muita ação e adrenalina entre os homens, começou a competição feminina do Hurley Pro - 2ª etapa do mundial da World Surf League, que rola em Sunset Beach, no Havaí.

Um dia mega longo, com round 1, repescagem, oitavas e quartas de final. Ou seja, 20 baterias num único dia. E foram definidas as 4 finalistas do evento. Com várias surpresas... e o Brasil desta vez, não foi ao pódio.

Se no masculino Caio Ibelli é o único brasileiro que conseguiu avançar para as quartas de final e segue com chances de título, na chave das mulheres as esperanças do time verde e amarelo estavam depositadas em Tatiana Weston-Webb, vice-campeã da temporada passada.

Brasileira de nascimento e com toda a formação do esporte nas ondas da ilha de Oahu, ela enfrentou com tudo as pesadas direitas.

Fez boas atuações de backside (de costas para a onda)... mas não foi longe no evento.

Tati - WSL - WSL
Tatiana Weston-Webb, durante a 1ª fase em Sunset Beach
Imagem: WSL

Tati estreou mar na segunda bateria do dia. Passou em 2º lugar, atrás da havaiana Malia Manuel, mandando a australiana Bronte Macau para a fase de repescagem.

Na parte da tarde, a brasileira voltou para água... para enfrentar Luana Silva, que tem sobrenome comum para nós brasileiros, mas é havaiana.

Tati surfou bem... mas não fez a performance suficiente para seguir.

Como aconteceu em Pipeline, fechou a participação no 9º lugar... bem distante dos pódios que se acostumou a frequentar em 2021.

Tem muito mais a mostrar. Que venha, Portugal!!!

Carissa - WSL - WSL
Pentacampeã mundial, Carissa Moore rasga forte em Sunset
Imagem: WSL

As surpresas não pararam por aí. Moana Jones Wong, lembra dela? Na semana passada, levantou o troféu em Pipeline... hoje, se despediu logo no dia de abertura.

Bicampeã mundial, a australiana Tyler Wright também deu adeus a Sunset, derrotada pela local Malia Manuel.

Acha pouco? Opa... temos!

Pentacampeã, Carissa Moore foi mais uma vítima precoce. Parou diante da rookie australiana Molly Picklum.

Aliás, a competição feminina do Hurley Pro apresenta o mesmo cenário do masculino. Favoritíssimas eliminadas entes do esperado, dando espaço para as novatas... e para outras mais experientes, que não estão acostumadas a atingir as fases decisivas.

E com o Havaí em peso na reta final.

Bettylou - WSL - WSL
Bettylou Sakura Johnson, uma das estreantes do tour feminino em 2022
Imagem: WSL

Confira como ficaram as semifinais:

heat 1: Malia Manuel (HAW) x Gabriela Bryan (HAW)

heat 2: Brisa Hennessy (CRC) x Bettylou Sakura Johnson (HAW)

Quem for campeã em Sunset assume a liderança do ranking, e vai vestir a lycra amarela na prova de Peniche, em Portugal, no comecinho de março.

por @thiago_blum / @surf360_