Topo

Surfe 360°

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Surfistas vão celebrar o Dia Internacional da Mulher na etapa de Portugal

WSL tem premiação igual para homens e mulheres desde 2019 - WSL
WSL tem premiação igual para homens e mulheres desde 2019 Imagem: WSL

Colunista do UOL

02/03/2022 19h53

Muitos falam em igualdade. Mas a verdade é que ainda vivemos em um mundo machista, cheio de pré conceitos em relação às mulheres.

Devia ser o óbvio ululante dizer que elas podem tudo. Mas apesar de termos avançado no tema, ainda vivemos a realidade dos pré julgamentos ao redor do mundo.

No surfe, os tabus vão caindo aos poucos.

Há alguma temporadas, a premiação das competições femininas - pelo menos da elite da World Surf League - tem valores igualitários aos homens.

Neste ano, a Liga deu mais um passo na divisão principal: os 10 campeonatos serão disputados entre homens e mulheres no mesmo local, incluindo Pipeline (Havaí), G-Land (Indonésia) e Teahupoo (Tahiti), onde até o ano passado só havia provas masculinas.

Nesta quinta, começa em Portugal, a 3ª etapa do calendário 2022. E a Praia de Supertubos, em Peniche, será palco de uma celebração.

mulher - WSL - WSL
WSL lança celebração ao Dia Internacional da Mulher
Imagem: WSL

A WSL anunciou em seu site oficial, uma iniciativa liderada por atletas, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado sempre em 8 de março. A ideia é inspirar as gerações futuras e promover a igualdade no esporte.

Durante o 'MEO Pro Portugal', todos vão competir com camisas que incluem o nome de uma mulher que as inspirou. Na manga de cada lycra também haverá marca IWD (International Women's Day).

Carissa - WSL - WSL
Carissa Moore (HAV), pentacampeã mundial
Imagem: WSL

Cada surfista escolheu uma mulher para comemorar, desde nomes que os inspiraram pessoalmente, até ícones que abriram o caminho globalmente.

Representando países de todo o mundo e esportes diversos como basquete e snowboard, atletismo e tênis.

De Billie Jean King, Cathy Freeman, Ronda Rousey e Naomi Osaka, às atuais estrelas do surfe Carissa Moore e Stephanie Gilmore.

Cada uma das mulheres homenageadas receberá também uma réplica da camisa e uma mensagem de quem as selecionou.

brisa - WSL - WSL
Brisa Hennessy (CR), atual líder do ranking feminino, e Kelly Slater, 11X campeão mundial
Imagem: WSL

"Igualdade e inclusão estão no centro de tudo o que fazemos na World Surf League. É muito importante usar nossas vozes para celebrar os valores que tornam nossa liga única no mundo do esporte. Aproveitar este momento para celebrar os líderes do esporte que abriram o caminho é importante, e estou emocionada que nossos atletas abraçaram a oportunidade.", declarou Jessi Miley-Dyer, chefe de competição da WSL.

Frederico - WSL - WSL
Johanne Defay (FRA) e Frederico Morais (POR) vão competir em Peniche
Imagem: WSL

"Harmonizar nossas competições de elite, construir um cronograma em que todos os atletas, homens e mulheres, compitam em todos os locais, nas escalações mais competitivas do mundo, tem o poder de mudar o esporte para sempre e envia um sinal poderoso aos atletas de todo o mundo. Estou incrivelmente orgulhoso do trabalho que estamos fazendo e emocionado ao ver o entusiasmo de nossas atletas para comemorar o Dia Internacional da Mulher este ano", disse o CEO da WSL, Erik Logan. .

por @thiago_blum / @surf360_