Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Brasil vai receber 'swell' de etapas nos próximos meses; começa hoje em SC
Foram dois longos anos sem competição.
Sem aquele caos enlouquecedor que só acontece nos campeonatos em ondas e areias brasileiras.
Mas a pandemia deu uma trégua... e as etapas e eventos voltaram.
E voltaram com tudo!
O primeiro gostinho veio no finalzinho de 2021, com duas etapas do QS da WSL Latin America, em Florianópolis e Saquarema.
No comecinho deste mês, a Praia Mole, em Floripa, recebeu mais um campeonato.
E a partir desta semana, a explosão de baterias vai tomar conta do nosso litoral.
A largada será mais uma vez em Santa Catarina, só que longe da capital. O palco? Praia da Ferrugem, na maravilhosa Garopaba.
Valorizar jovens surfistas e descobrir novos talentos nacionais estão entre os objetivos principais do Circuito Banco do Brasil, uma das novidades da temporada 2022 do Qualifying Series.
A primeira das três etapas do mini tour vai até domingo, com participantes da região Sul, sobretudo do litoral catarinense, além de competidores da Argentina, Equador, Peru, Chile e Uruguai.
O evento vai oferecer igualdade na premiação para homens e mulheres, e mais... os campeões dos rankings masculino e feminino ganharão um convite especial para participar da etapa do Challenger Series em Saquarema, em novembro.
Todas as 112 vagas do masculino e as 32 do feminino já foram preenchidas.
Aos 15 anos, Maya Carpinelli, nascida em Florianópolis, mas que reside em Garopaba, é uma das inscritas na competição. "Meu pai foi surfista e nossa família sempre teve um estilo de vida voltado para o surfe, tanto que pego onda desde os 12 anos. Estou muito animada para participar em casa". Maya já foi campeã catarinense Sub-14 e 5ª colocada no ranking brasileiro Sub-16 e atualmente está no Sub-18.
Na sequencia, Bahia e São Paulo também vão receber provas.
Calendário do Circuito Banco do Brasil de Surfe
Etapa 1: 21 a 24/abril - Praia da Ferrugem, Garopaba (SC)
Etapa 2: 12 a 15/maio - Praia de Stella Maris, Salvador (BA)
Etapa 3: 25 a 28/agosto - Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)
Em fevereiro, uma nova diretoria liderada por Teco Padaratz e outros nomes da história, como Paulo Moura e Brigitte Mayer, assumiram a gestão da Confederação Brasileira de Surf.
Não demorou para a nova turma lançar o calendário de provas para 2022. A princípio serão 17 eventos espalhados por todo o país, divididos por diferentes modalidades e também entre uma divisão de elite e de acesso, no caso das pranchinhas.
Haverá também um circuito de ondas grandes, com duas etapas, um campeonato brasileiro adaptado e um tour de longboard e SUP, nas modalidades Wave e Race.
A 1ª divisão começa em junho, em Alagoas. Depois, os melhores surfistas brasileiros irão competir nos estados do Rio de Janeiro (julho), São Paulo (agosto), Santa Catarina (outubro), Paraná (novembro) e Ceará (dezembro).
Sergipe, Paraíba, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Pernambuco também receberão competições.
E tem mais.
Vai rolar dobradinha nesse cenário famoso aí da foto acima.
Saquarema - para muitos o Maracanã do surfe - vai receber dois dos campeonatos mais importantes da temporada.
No finalzinho de junho (de 23 a 30), Itaúna e Barrinha vão sediar o 'Oi Rio Pro' - 8ª etapa do Championship Tour, a elite da World Surf League.
"Apenas" os 22 melhores do mundo.
Em novembro (de 1 a 8) rola o 'Corona Saquarema Pro' - penúltima prova na corrida do Challenger Series, circuito que garante vagas para a divisão principal.
Tá bom, não?
E ainda tem os regionais, estaduais... etc etc etc.
A torcida tá pronta!
por @thiago_blum / @surf360_
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.