Topo

Surfe 360°

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Surfista de ondas gigantes encara a Pororoca, no Maranhão

André Pássaro surfa na Pororoca, no Maranhão - divulgação
André Pássaro surfa na Pororoca, no Maranhão Imagem: divulgação

Colunista do UOL

24/05/2022 15h01

Não foi a estreia... mas é sempre um desafio rumo ao desconhecido.

O 'big-rider' André Pássaro viveu mais um grande momento em sua carreira. Voltou a surfar na Pororoca Maranhense, vivendo grandes experiências, dentro e fora da água.

"Não tenho palavras para descrever essa Surf Trip, estava precisando disso. Em algumas ondas passei dos 10 minutos surfando, mesmo sendo pequenas, ia até o final. Fui com uma prancha exatamente para isso, pois não queria perder nenhuma onda e aproveitar ao máximo esse fenômeno".

andré - divulgação - divulgação
André Pássaro, surfista de ondas grandes
Imagem: divulgação

O momento mais marcante da trip pelo Rio Mearim, aconteceu quando o piloto da moto-aquática o conduziu para outra bancada e ele avistou vários surfistas ribeirinhos esperando a onda chegar perto deles.

"Pedi para o piloto me deixar na bancada próximo a eles. Não pensei duas vezes em dividir a onda, afinal são os locais, os moradores daquele lugar e queria sentir aquilo tudo de perto. E fluiu muito bem, já que surfamos por mais de seis minutos na onda, até que estávamos quase todos em pé e demos as mãos, tornando aquele momento único. Senti uma energia tão forte que não parava de gritar: 'Auara, auara', uma saudação deles como se fosse o nosso 'Aloha' no surfe de água salgada".

andré - reprodução/Instagram - reprodução/Instagram
André Pássaro, em Arari (MA)
Imagem: reprodução/Instagram

Por onde passou em Arari, André recebeu o carinho da população.

E viveu uma experiência pessoal emocionante.

"Quando fui na casa de uma moradora para tomar água, descobri que dos filhos dela era meu fã. Não acreditei muito na hora, mas quando ele me mostrou a foto no celular, comecei a chorar igual criança, não imaginei que aquela nova geração lembrava de mim. Todos eles pedindo para tirar foto comigo e me dando todo esse carinho, só fez com que eu ainda me apaixonasse mais pelo lugar".

pororoca - divulgação - divulgação
André Pássaro, em experiência na Pororoca do Rio Mearim(MA)
Imagem: divulgação

Para fechar, André fez uma ação social no último dia, levando algumas guloseimas para a garotada ribeirinha.

"Tive a chance de contar um pouco da minha história. Demostrar o quanto foi difícil chegar aonde cheguei, mas que nunca desisti. Relatei que transformei cada dificuldade em motivação'.

por @thiago_blum / @surf360_