Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Altas ondas e nota 10; cabeças de chave estreiam na 2ª etapa do Brasileiro
Sol, altas ondas, 'good vibes' e surfe de altíssima qualidade.
Foi assim a quarta-feira na Praia da VIla, no 'SSXP - SuperSurf Experience - Saquarema Pro', 2ª etapa do Campeonato Brasileiro.
Com um swell de 4-6 pés, em séries de até 8 pés, o dia marcou a estreia dos principais cabeças de chave da competição.
Em um mar clássico, Odarci Nonato surfou um tubaço, e levou a primeira nota 10 do Circuito Profissional, promovido pela nova diretoria da CBSurf.
"Foi um momento incrível, porque eu estava um pouco perdido na bateria. Uma nota 10, a primeira da minha carreira. Eu venho pra cá há bastante tempo, fico na casa do tio Raoni (Monteiro), fiquei exatamente no mesmo lugar das barcas que fiz aqui com ele e deu certo", disse o paulista.
Ex-top da elite do CT, Alex Ribeiro, veio direto da África do Sul para participar. Ele estava em Ballito, na 3ª etapa do Challenger Series, mas perdeu na estreia e tinha feito sua inscrição para o nacional.
3º colocado na etapa de abertura em Maceió (AL), Alex começou na Vila avançando em segundo de sua bateria, atrás do carioca Theo Fresia.
"Foi uma loucura, porque o voo teve uma conexão muito curta e eu cheguei em São Paulo sem minhas pranchas. Aí pedi pro meu irmão trazer uma capa pra mim de casa (na Praia Grande), ele conseguiu chegar a tempo. Estou em terceiro no ranking, então tinha que dar o gás, fazer o máximo pra me manter na frente. Eu sabia que ia chegar cansado, mas deu tudo certo e agora é descansar", disse Alex.
A quarta-feira também estrearam os líderes do ranking.
Messia Félix, vice em Maceió, estava passando a bateria até o último minuto, quando Uriel Sposaro pegou uma direita para voar num aéreo full rotation. Messias levou a virada e terminou no 49º lugar.
Já o potiguar Mateus Sena, campeão em Alagoas e líder do ranking, avançou.
"A bateria foi difícil, porque o mar ficou complicado na maré muita seca, mas estou amarradão por ter passado. Estou vivendo um sonho, porque acabei de ganhar a primeira etapa lá em Maceió e agora fechei um patrocínio de bico (da prancha) com a Maresia. Quem me acompanha, sabe o quanto venho trabalhando para isso e estou muito feliz. Quando a gente se entrega de corpo e alma, as coisas acontecem, e vou continuar me entregando para que continuem acontecendo", completou Mateus.
Entre os locais de Saquarema, a 'Capital Nacional do Surfe', três seguem na disputa do título.
O campeão mundial de ondas gigantes, Lucas 'Chumbo' Chianca, tirou a maior nota da sua bateria (7,67), e passou em segundo.
Valentin Neves venceu a sua disputa, e carregou o ex-campeão brasileiro Krystian Kymerson em segundo.
Pra fechar, o experiente Raoni Monteiro, que por muitos anos representou o Brasil na elite mundial da WSL, também passou.
"É muito bom estar participando do Circuito da CBSurf com essa nova gestão do Teco Padaratz, Paulo Moura e toda a galera boa que está envolvida em mudar o cenário do surfe brasileiro", disse Raoni.
Nesta quinta acontece a 4ª fase do masculino, e as mulheres enfim caem no mar para a largada da chave feminina.
por @thiago_blum / @surf360_
informações e entrevistas: João Carvalho - JBC Notícias e Assessoria do Surf
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.