River vai às quartas de final da Libertadores pela 5ª vez em 6 anos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Foi bem mais difícil que o esperado. Dos 180 minutos da série, o turvo River Plate esteve em vantagem sobre o desfigurado Athletico-PR apenas nos últimos seis. O ataque do River, de 21 gols em 6 jogos na primeira fase, desta vez deixou a desejar, muito por conta da espetacular atuação do goleiro Bento. Nada disso, porém, freou a mística do clube portenho que rumou às quartas de final da Libertadores pela quinta vez nos últimos seis anos com o 1 a 0 sobre o Furacão no Estádio Libertadores da América, em Avellaneda. Impressionante.
Até o gol salvador foi dramático, de pênalti, marcado por De La Cruz depois do rebote do próprio goleiro paranaense. Com a classificação desta terça, o River soma sua segunda vitória em mata-matas sobre o Athletico-PR em dois anos. Na Recopa do ano passado, já havia dado a volta olímpica com um 3 a 1 em Núñez.
Os números do ciclo Gallardo reluzem ainda mais. Deixando o Athletico-PR para trás, o River soma até aqui impressionantes 25 classificações de um total de 28 mata-matas continentais disputados com o técnico - das três derrotas, só uma foi jogando em casa, na Libertadores-2016, quando caiu ante o Independiente del Valle em Núñez.
A efetividade é de assustadores 89,2%, e o próximo desafio deste histórico River será o vencedor do confronto entre o Del Valle e o Nacional do Uruguai, que se enfrentam às 19h15 (de Brasília) de amanhã (2) no Gran Parque Central, em Montevidéu. Na ida, no Equador, 0 a 0. Foi justamente no Nacional que Gallardo começou a carreira de técnico.
Os adversários do River nas oitavas da Libertadores desde 2015:
2015 - Boca Juniors. Resultado final: campeão
2016 - Independiente del Valle-EQU (eliminado)
2017 - Guaraní-PAR. Resultado: semifinalista
2018 - Racing. Resultado: campeão
2019 - Cruzeiro. Resultado: vice-campeão
2020 - Athletico-PR. Resultado: ?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.