Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com formato antigo, mata-mata da Libertadores teria Flu x Boca e SP x Inter

 Boschilia, jogador do Internacional, disputa lance com Igor Vinicius, jogador do São Paulo, durante partida do Brasileirão  - Pedro H. Tesch/AGIF
Boschilia, jogador do Internacional, disputa lance com Igor Vinicius, jogador do São Paulo, durante partida do Brasileirão Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Colunista do UOL

28/05/2021 10h29Atualizada em 28/05/2021 11h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os 16 clubes classificados às oitavas de final da Libertadores estão definidos. Entre os brasileiros, apenas o Santos acabou eliminado na fase de grupos. A equipe alvinegra terminou na terceira colocação do grupo C, atrás de Barcelona-EQU e Boca Juniors, e vai disputar a Copa Sul-Americana.

Já Palmeiras, Internacional, Fluminense, São Paulo, Flamengo e Atlético-MG vão ao mata-mata da Libertadores. O sorteio que vai definir dos duelos da próxima fase será realizado na terça-feira (1º de junho), às 13h (de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Além disso, será formado o chaveamento até a final, prevista para o dia 20 de novembro, em Montevidéu.

E no formato antigo?

Os sorteios para os mata-matas da Libertadores começaram em 2017. O sistema de disputa usado até 2016 previa o melhor dos primeiros colocados enfrentando o pior dos segundos colocados, o segundo dos primeiros encarando o sétimo dos segundos e assim sucessivamente.

Sem o sorteio, e no formato vigente até 2016, os confrontos das oitavas de final seriam os seguintes:

Atlético-MG x Olimpia-PAR
Palmeiras x Universidad Católica-CHI
Racing-ARG x River Plate-ARG
Barcelona-EQU x Defensa y Justicia-ARG
Flamengo x Cerro Porteño-PAR
Internacional x São Paulo
Fluminense x Boca Juniors-ARG
Argentinos Juniors-ARG x Vélez Sarsfield-ARG

Nesta situação, até cinco brasileiros poderiam avançar às quartas de final, o que seria um recorde. Até hoje, o melhor desempenho do Brasil nas quartas foi levar quatro representantes nas edições de 2009, 2010, 2012 e 2018.

Inter x São Paulo está na história da Libertadores pela decisão de 2006 e semifinal de 2010 - os gaúchos levaram a melhor em ambas.

Já Fluminense x Boca têm um empate nos confrontos em mata-mata. Os brasileiros faturaram a semifinal de 2008 e perderam nas oitavas de 2012.

Datas

Segundo a Conmebol, as oitavas terão os jogos de ida disputados entre 13 e 15 de julho, com a volta sendo realizada de 20 a 22 do mesmo mês. Será na sequência da Copa América, que termina em 10 de julho. As quartas de final a princípio serão em 11 e 18 de agosto, com as semifinais em 22 e 29 de setembro. A decisão está marcada para 20 de novembro no Estádio Centenário, em Montevidéu.