• ENTRE
Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

"Ankara": o que significa o novo apelido de Lionel Messi na Argentina

Messi conduz a bola na partida entre Argentina x Paraguai pela Copa América - Alexandre Schneider/Getty Images
Messi conduz a bola na partida entre Argentina x Paraguai pela Copa América Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Colunista do UOL

03/07/2021 12h00Atualizada em 03/07/2021 12h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os tempos de "Pulga" passaram. Veterano que já não surpreende pela estatura diminuta (1,70 metro) nem pela rapidez (está com 34 anos), Lionel Messi agora tem novo apelido na Argentina: "Ankara", e não é pela capital da Turquia.

O "Ankara" vem do catalão "encara", que significa "ainda". O termo foi popularizado por Lucas Rodríguez, humorista e streamer argentino de 29 anos que cria conteúdos sobre futebol. O "Ankara" original (do locutor Joaquim Maria Puyal) veio de um golaço de Messi contra o Getafe em 2007, quando ele carregou a bola por boa parte do campo enquanto o "encara Messi", em catalão, era repetido 22 vezes até a magistral definição da jogada.

"Achei engraçado chamar Messi de 'Ankara' e o público veio comigo. Dá um pouco de vergonha contar. Não tem nenhuma brincadeira, é parte apenas da estupidez, sem sentido total", explicou Lucas Rodríguez, o "Luquitas", em uma conversa com o Filo News, canal argentino do YouTube.

Sintoma dos tempos modernos, o "Ankara" se popularizou pelas redes sociais e pelos seguidores de Luquitas, chegando à concentração da seleção argentina. A AFA logo farejou a brincadeira e passou a adotar o apelido em suas postagens, aproveitando para estabelecer ligações também com a capital da Turquia, que imediatamente respondeu à viralização.

Como se bastasse algo para a fama do "Ankara", no último jogo da Argentina pela Copa América, contra a Bolívia, o locutor Pablo Giralt, da TV Pública, estreou o apelido narrando o quarto gol, de Lautaro Martínez.

"Vai Messi, Ankara, Ankara Messi, como diria Luquitas", exclamou o narrador, fazendo de novo a festa das redes sociais (o "Ankara" foi tendência do aniversário de 34 anos de Lionel, no último dia 24.

"Ankara" e mais dez

A Argentina enfrenta o Equador às 22h de hoje (3) em Goiânia sem antecipar a sua escalação para o confronto. O técnico Lionel Scaloni vem mexendo bastante na equipe ao longo da Copa América e três jogadores são dúvida.

O primeiro deles é o zagueiro Cristian Romero, com dores no joelho. Se ele não puder sair jogando, seu lugar será ocupado por Germán Pezzella. A outra incógnita é a lateral-esquerda, que vê uma disputa acirrada entre o ofensivo Nicolás Tagliafico e o posicional "Huevo" Acuña.

O último dilema do técnico argentino é na função de volante - Leandro Paredes, de boa saída de bola, pode perder sua posição para o "carrapato" Guido Rodríguez, de excelente posicionamento em campo.

A escalação mais provável da Argentina para essa noite é a seguinte: "Dibu" Martínez volta ao gol depois de ceder posição a Franco Armani contra a Bolívia. A defesa terá Nahuel Molina como lateral-direito, Cristian Romero (ou Germán Pezzella) e Nicolás Otamendi como zagueiros e Nicolás Tagliafico (ou "Huevo" Acuña) na lateral-esquerda.

O meio-campo teria Leandro Paredes, Rodrigo De Paul, e Giovani Lo Celso, com Lionel "Ankara" Messi, Lautaro Martínez e Nicolás González (ou Papu Gómez) como atacantes. Ángel Di Maria e "Kun" Agüero seguem no banco.

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

publicidade