Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Começa hoje: 5 histórias para ver o novo (e bem louco) Campeonato Argentino
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Disputado desde 1893 (no formato profissional desde 1931), o alucinante Campeonato Argentino abre sua fábrica de boas histórias nesta sexta (16). Às 19h (de Brasília), o Unión recebe o Boca Juniors, e às 21h15 se cruzam Sarmiento e Estudiantes de La Plata. São os únicos jogos neste arranque.
A competição que começa neste fim de semana leva o nome oficial de "Torneio de La Liga Profesional de Fútbol" e tem mudanças no formato de disputa (todos contra todos, 26 times). Com classificados para a Copa Libertadores e para a Sul-Americana, mas não rebaixados. As piores campanhas, porém, serão computadas para descender de categoria no final do ano que vem (Borges não inventaria melhor).
Cinco histórias para apimentar este começo.
Boca "meia-boca" e sem camisa 10
O time comandado por Miguel Ángel Russo está mais murcho que uma empanada amanhecida. Exemplo? A ausência de alguém capaz de carregar sua emblemática camisa número 10, a de Diego Maradona e Román Riquelme, atual vice-presidente de futebol do clube.
Carlitos Tevez deixou o Boca e o número seria ocupado pelo colombiano Edwin Cardona, que não voltou à Argentina logo depois da Copa América e corre risco de ter seu contrato rescindido por deixar o time na mão na Libertadores. Escândalo!
Cadê, River?
Lenda-viva do River, Marcelo Gallardo corre atrás do título nacional que lhe falta: o do Campeonato Argentino, pois a Copa Argentina o "Napoleão" Gallardo a faturou três vezes.
O curioso é que nesses sete anos do técnico à frente da equipe, só em um a conquista esteve próxima, no começo de 2020, quando o Boca virou no fim do torneio.
O principal reforço do clube de Núñez é o atacante Braian Romero, ex-Defensa y Justicia, que estreou bem na Libertadores e já deu assistência para o gol de Matías Suárez.
O novo Centurión
O habilidoso meia-atacante que jogou no São Paulo, no Boca e no Racing está voltando a exibir o futebol que o levou à seleção e o fez ser comparado até a Neymar por sua habilidade e capacidade de tirar os adversários do sério.
Agora com 28 anos e sem os tristes episódios de indisciplina que sempre carregou, Centurión agora tem um novo motivo para brilhar como a torcida do Vélez.
Ele acabou de ser pai e repete em entrevistas que pretende levar a carreira de maneira bem mais tranquila. Veremos se o time do técnico Mauricio Pellegrino contará com esta nova versão. Ricky pensou até em se suicidar depois das mortes da avó e da namorada. Superação total. Ele está de parabéns.
VAR
Sempre famoso pelas patadas e arbitragens desastrada, o Campeonato Argentino espera a adoção do VAR neste seu torneio que começa hoje (e acaba em 12 de dezembro). Já há testes programados (um deles no Racing x Independiente da quinta rodada!), mas ainda não se sabe quando o árbitro de vídeo vai de fato funcionar.
Há uma queda de braço entre os clubes e a AFA para decidir quem banca os custos do equipamento (100 milhões de pesos, R$ 5,3 milhões).
Público
Suas apaixonadas torcidas. Como não?! Já há planos para a volta dos públicos em agosto, ao menos na província de Buenos Aires, casa dos maiores clubes. A ideia é habilitar em agosto de 10% a 15% da capacidade dos estádios, para terminar a competição ao redor de 30% de ocupação.
TV para o Brasil
Sem mudanças ao que era até a última competição, conquistada pelo Colón em cima do Racing no começo de junho. A estreia do Boca na competição será mostrada ao vivo às 19h desta sexta (Fox Sports, narração de Luiz Carlos Largo e comentários de Felippe Facincani).
Outras duas partidas terão transmissão nesta rodada de abertura, ambas no domingo. Às 18h, o River Plate recebe o Colón (na ESPN, com Cledi Oliveira e Thiago Simões), enquanto às 20h15, na Fox Sports, a pedida da vez é Independiente x Argentinos Juniors (com Matheus Suman e André Donke).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.