Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Argentina estuda voltar a jogar sem público após explosão de casos de covid
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O futebol vive um momento delicado na Argentina pela explosão de casos de covid-19 no país. A reapresentação dos clubes aos treinamentos foi marcada por contágios massivos e diversas recepções dos torcedores sendo canceladas justamente para evitar aglomerações.
O governo do país está de olho no quadro e estuda voltar a fechar os portões dos estádios. Foi o que contou ontem (6) Matías Lammens, ministro de Turismo e Esportes, em entrevista ao canal de TV TN, em Buenos Aires.
"Estamos realmente muito atentos, e o importante é que temos também tempo para decidir", contou, traçando que a volta do calendário local será em 4 de fevereiro, com a Copa da Liga Profissional, uma versão reduzida do Campeonato Argentino.
"Em outros países, [a variante] ômicron tem um pico e depois cai rapidamente. Vamos acompanhar. Prometemos que a saúde estará sempre em primeiro lugar."
A Argentina jogou com portões fechados até outubro, passando a habilitar inicialmente 50% da capacidade dos estádios. Em novembro, tal limite deixou de existir. "O momento é de monitorar o que ocorre para depois decidir."
Antes da Copa da Liga Profissional, será realizado na semana que vem o Torneio de Verão, envolvendo Boca Juniors, Independiente, San Lorenzo, Talleres, Colo Colo e Universidad de Chile. A competição será entre 14 e 25 de janeiro no Estádio Único, de La Plata, sede escolhida justamente pelo aumento do covid-19 no país. Inicialmente, seria na província de San Juan, onde a Argentina recebeu o Brasil pelas Eliminatórias em novembro.
Lammens tampouco não confirmou a presença de público neste Torneio de Verão: "A ideia, sim, é que a torcida possa ir ao estádio, mas precisamos acompanhar os próximos dias antes de oficializar uma decisão".
Situação crítica
A Argentina informou que ontem (6) teve 109.608 novos contágios, recorde para um único dia desde o começo da pandemia. O país bate esta própria marca todos os dias, somando agora 6.025.303 infectados.
As UTIs adultas no país estão com uma taxa de ocupação de 37%, segundo o Ministério da Saúde.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.