Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Além de River x Boca, conheça os outros clássicos que já agitam a Argentina
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
E chegou o fim de semana da "rodada dos clássicos" na Argentina, um dos países mais passionais do mundo quando o assunto é o futebol. Valendo pela sétima rodada do campeonato local, a série de confrontos terá uma pimenta a mais — a presença das torcidas lotando os estádios, algo que não acontecia desde 2019, antes da pandemia de covid-19.
Para quem imagina que os vizinhos se alimentam apenas da rivalidade entre River Plate e Boca Juniors, a coluna apresenta agora quais são os outros quatro grandes confrontos que agitam suas torcidas desde o começo do mês.
River Plate x Boca Juniors
O "superclássico", sem mais nem menos. Em campo, dez títulos de Libertadores e milhares de histórias em uma das rivalidades mais acirradas do mundo. Ganhar do eterno rival costuma emocionar mais do que ser campeão. É um clássico pesado no qual já desfilaram craques do naipe de Di Stéfano, Sívori, Maradona, Kempes, Riquelme e...Gallardo, o craque dos craques quando o assunto são os treinadores de cada um dos dois gigantes.
Dia, horário e local: Domingo (20), 19h, Monumental de Núñez
TV para o Brasil: ESPN 4, com Luiz Carlos Largo, Silas e Renato Rodrigues
Vantagem no histórico: Boca, 5 vitórias a mais
Independiente x Racing
Os times têm seus estádios colados na localidade de Avellaneda, nos arredores de Buenos Aires. A proximidade chega a lembrar a de Ponte Preta e Guarani em Campinas, mas Independiente e Racing já conquistaram Libertadores e Mundial e gozam de enorme tradição internacional. O destaque desta vez está com os técnicos. O ascendente Fernando Gago tenta ratificar seu cartaz no Racing, enquanto o sereno Eduardo Domínguez tenta provar, no Independiente, que já merece ser visto como treinador de elite na Argentina.
Dia, horário e local: Sábado (19), 20h45, Estádio Ricardo Bochini (ex-Libertadores)
TV para o Brasil: ESPN 4, com Luiz Carlos Largo e Felippe Facincani
Vantagem no histórico: Independiente, 20 vitórias a mais
San Lorenzo x Huracán
É o "clássico de bairro" ali pela região entre Boedo (San Lorenzo) e Parque Patrícios (Huracán). Não conta com o fervor dos clássicos mais picantes, mas sobra nostalgia e alma portenha em uma das zonas mais charmosas da capital argentina. Os nomes da vez são Ricardo Centurión, pelo San Lorenzo, e o atacante uruguaio Cóccaro, o "Zorro" do Huracán.
Dia, horário e local: Sábado (19), 16h15, no Nuevo Gasómetro
TV para o Brasil: Star +, com áudio original
Vantagem no histórico: San Lorenzo, com 39 vitórias a mais
Rosario Central x Newell's Old Boys
É o clássico da cidade de Rosário e com certeza o embate mais louco da Argentina, pior até que River x Boca. Histórico de brigas, pedradas, jogos paralisados e até invasão de torcedores para roubar a roupa dos jogadores. "Nem na África do Sul vivi um separatismo tão grande quanto em Rosário", exagerou certa vez o técnico Paolo Monteiro, então no Central.
Dia, hora e local: Domingo (20), 14h, no Gigante de Arroyito
TV para o Brasil: não terá
Vantagem no histórico: Central, com 16 vitórias a mais
Gimnasia x Estudiantes
O "clássico de La Plata" é tradicionalmente quente, em que pese a diferença de tradição entre as duas equipes. O Estudiantes entra em campo no lindo Bosque, como é chamado o estádio do Gimnasia, em paz consigo mesmo. Conquistou a vaga na fase de grupos da Libertadores e tem plenas condições de seguir em alta porque enfrenta um Gimnasia dos mais pobres.
Dia, hora e local: Domingo (20), 16h15, no Juan Carmelo Zerillo
TV para o Brasil: não terá
Vantagem no histórico: Estudiantes, com 16 vitórias a mais
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.