Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como chega o Banfield para encarar o Santos na abertura da Sul-Americana

Banfield comemora gol pelo Campeonato Argentino - Divulgação Banfield
Banfield comemora gol pelo Campeonato Argentino Imagem: Divulgação Banfield

Colunista do UOL

05/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Sul-Americana começa hoje (5) com um confronto Argentina x Brasil de histórico desigual. Enquanto o Santos, tricampeão da Libertadores, é um gigante do continente e do mundo, o Banfield ocupa o terceiro escalação do futebol argentino.

Mergulhada na rotina do país vizinho, a coluna detalha como está o Banfield que recebe o Alvinegro da Vila Belmiro às 19h15 (de Brasília) no Estádio Florencio Sola, nos arredores de Buenos Aires.

nico - Divulgação Banfield - Divulgação Banfield
Nico Domingo, volante do Banfield
Imagem: Divulgação Banfield

Momento

O Banfield está em sétimo em seu grupo de 14 equipes no Campeonato Argentino (versão Copa da Liga Profissional). Soma 11 pontos, sete atrás do líder Racing.

Jogou 9 vezes em 2022, somando Copa Argentina e Campeonato Argentino (versão Copa da Liga Profissional): 4 vitórias, 2 empates (ante San Lorenzo e Sarmiento) e 3 derrotas (para Defensa y Justicia, Argentinos Juniors e Unión).

Ganhou o clássico do Lanús por 1 a 0 há dez dias, mas perdeu no fim de semana passado para o Argentinos Juniors em casa por 2 a 0.

Pretensão na Sul-Americana

Avançar aos mata-matas já seria um feito. É sua primeira participação no torneio desde 2018, quando foi eliminado nas oitavas pelo Defensa y Justicia.

Ponto alto

O atacante Juan Manuel Cruz, filho de Julio Cruz, ex-River Plate e seleção argentina. Tem 22 anos e é tido como grande promessa do futebol argentino, mas neste 2022 marcou só um golzinho em oito jogos.

Ponto fraco

A defesa, que tem mais gols sofridos (9) que jogos disputados (8) no Campeonato Argentino. Conta com o experiente zagueiro Lollo, ex-Racing e River, de 35 anos.

Outros veteranos que estão por lá são o meio-campista Jesús Dátolo (o ex-Atlético-MG está com 37 anos) e o atacante Dario Cvitanich (ex-Boca, também com 37). Ambos costumam ser reservas.

dabo - Divulgação Banfield - Divulgação Banfield
Diego Dabove, técnico do Banfield
Imagem: Divulgação Banfield

Técnico

Diego Dabove, de 49 anos, no cargo desde outubro do ano passado. Vem de passagem recente (e relâmpago) pelo futebol brasileiro: treinou o Bahia por apenas seis jogos em 2021.

Costuma escalar o Banfield em um 4-4-2 trivial, explorando cruzamentos para as cabeçadas de Cruz e Lollo.

Estádio

O Florencio Sola tem capacidade para 35.000 pessoas e raramente fica lotado. A torcida do Banfield não tem histórico de violência nem contra seu rival clássico, o Lanús. Inaugurado em 1940, tem como apelido "El Lencho" (de Florencio). Passou por uma grande reforma em 2016. Em 2019, retirou os alambrados — iniciativa rara na Argentina.