Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Corinthians encara atacante colombiano que já sacou pistola em vestiário
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Corinthians recebe o Deportivo Cali às 21h (de Brasília) de hoje (13), em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. E a equipe colombiana conta com Teófilo Gutiérrez, o atacante mais polêmico do futebol no país — e capaz de atitudes perigosas até em um futebol farto delas, como a Argentina.
"Teo", como é conhecido, jogou (e bem) em gigantes argentinos como o River Plate e o Racing, e defendeu também Lanús e Rosario Central. Mas a sua história mais famosa no país vizinho ocorreu no clássico de Avellaneda, entre Independiente e Racing, em 14 de abril de 2012 — fará portanto exatamente dez anos amanhã (14).
O Racing jogava fora de casa e ganhava o clássico por 1 a 0 com um gol seu, mas Teo foi expulso e o placar final foi de vitória do Independiente por 4 a 1. Cobrado pelo goleiro Sebastián Saja (ex-Grêmio) por ter deixado a equipe com um a menos, Teo e o arqueiro trocaram socos no vestiário — e segundo várias testemunhas, o atacante colombiano sacou uma pistola para ameaçar Saja.
O escândalo foi tamanho que Teo foi dispensado do Racing naquele domingo mesmo, e o experiente técnico Alfio "Coco" Basile, ex-Boca e seleção argentina, pediu demissão e nunca mais voltou a dirigir equipe alguma.
"Aquilo realmente me mostrou que meu tempo como técnico havia passado. Não tinha capacidade para lidar com as novas gerações. Teo sacou uma máquina, uma pistola impressionante...", contou Basile ao canal de TV TyC Sports em 2020.
Logo depois do ocorrido, a versão mais repetida na Argentina dava conta de que tal pistola era de brinquedo — com o passar dos anos, os personagens se sentiram mais seguros para confirmar que a arma era verdadeira.
Teo sempre driblou o assunto, mas ao FOX Sports da Argentina, também em 2020, reconheceu que trocou socos com Saja. E debochou sobre a arma: "O que aconteceu com ela fica no vestiário".
Últimos lances
Teo está com 36 anos e deve se aposentar no fim deste ano, segundo ele mesmo sugere em postagens e entrevistas à imprensa colombiana.
Atacante rápido e extremamente técnico em seu auge (disputou a Copa de 2014, ano em que foi eleito "Rei da América"), Teo tem jogado mais parado pelo Deportivo Cali, mas deu trabalho à defesa do Boca na primeira rodada, surpreendendo ao passar com estilo uma bola entre as pernas do paraguaio Óscar Romero.
Debochado como de costume e torcedor confesso do River Plate, Teo depois ironizou a derrota do Boca nas redes sociais.
Ao jogar pelo Rosario Central e fazer um gol no Boca em plena Bombonera, imitou o uniforme do River e foi expulso, deixando o gramado aos gritos de "pistolero", seu apelido até hoje na Argentina.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.