Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Benedetto é afastado do Boca por indisciplina e arrogância
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Boca Juniors, que enfrenta o Corinthians pelas oitavas de final da Libertadores da América, vive nova turbulência. O atacante Darío Benedetto faltou ao treinamento do clube na manhã de domingo (5) e foi afastado do time ontem (7) pelo técnico Sebastián Battaglia.
Outro punido pelo mesmo motivo foi o zagueiro Marcos Rojo. Ambos sequer viajaram com a equipe para La Rioja, onde o Boca enfrenta hoje (8) o Ferro Carril Oeste pela Copa Argentina.
A partida começa às 16h (de Brasília) e vale pela eliminatória simples da segunda fase da competição.
Indisciplina
A ausência de Benedetto e Rojo chama a atenção porque ambos, com 32 anos, são dois dos jogadores mais experientes do clube, com passagens por seleção argentina e Europa.
O técnico Battaglia não relutou em afastá-los para dar exemplo aos mais jovens. O Boca atual tem uma das melhores gerações recentes de talentos revelados no clube, e o pulso firme com os veteranos é uma maneira também de controlar os mais jovens.
Irrequieta como sempre, as TVs argentinas foram atrás da razão da ausência de Benedetto. O atacante foi visto na madrugada de domingo em uma boate portenha no aniversário de Iván Marcone, volante que foi seu companheiro no Boca e no Elche, da Espanha.
A coluna apurou que não há uma data estabelecida para o retorno, mas que a lógica indica uma reunião de Battaglia com todo o grupo depois da partida da Copa Argentina — o encontro vai decidir se a reintegração ocorre neste fim de semana ou se o gancho será estendido.
Outro motivo para digerir mal a atitude: houve filas de até quatro dias em La Rioja para conseguir um ingresso para ver o Boca, e ignorar tal sacrifício do torcedor gerou grande repúdio em Buenos Aires.
Além do jogo de hoje contra o Ferro, o Boca tem mais quatro compromissos pelo Campeonato Argentino até enfrentar o Corinthians: Central Córdoba e Barracas Central, fora, e Tigre e Unión, em casa.
Os duelos contra o Alvinegro serão nos dias 28 de junho (Neo Química Arena) e 5 de julho (Bombonera).
Arrogante até com os colegas
Sempre às voltas em discussões com os zagueiros, Benedetto agora paga também por sua arrogância com os companheiros. Sem tal conduta, é de se imaginar que ele sequer seria afastado do Boca desta vez.
Em fevereiro, o Boca afastou os meio-campistas Agustín Almendra (22 anos) e Alan Varela (20) por indisciplina. Enquanto Almendra treina com as divisões de base até agora, Varela voltou à equipe e é um dos destaques da nova safra xeneize.
Depois de o técnico Battaglia anunciar a punição a ambos, Benedetto deu uma áspera entrevista detonando os dois jovens, o que causou um verdadeiro espanto pela maneira rude e soberba de se referir publicamente a dois jovens colegas de time.
Battaglia elaborou na ocasião um código de conduta estabelecendo as penas que seriam aplicadas ao elenco — e é exatamente uma delas que será imposta agora a Benedetto.
Na ocasião, o atacante proferiu uma frase que parece "cair na sua testa" exatamente agora: "O Boca é muito grande para ficar de bagunça por aí".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.