Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Hernán Crespo mudou a vida de Braian Romero, novo atacante do Inter

Braian Romero comemora gol pelo River Plate na Libertadores - Divulgação CARP
Braian Romero comemora gol pelo River Plate na Libertadores Imagem: Divulgação CARP

Colunista do UOL

29/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Alvo do São Paulo no começo de 2021, o atacante argentino Braian Romero, de 31 anos, acaba de trocar o River Plate pelo Internacional.

O curioso é que, apesar da idade, Romero está jogando como centroavante há apenas três temporadas.

Ele costuma dizer que foi Hernán Crespo, então seu técnico no Defensa y Justicia, que o "criou" para esta posição — antes, jogava mais aberto e sem tantas finalizações.

O "intensivão" com seu ex-treinador rendeu. A média de gols de Brian em competições internacionais chegou a ser absurda, com nada menos que 20 gols em 20 jogos (somando Libertadores, Sul-Americana e Recopa, com 18 pelo Defensa e dois com o River).

A maturidade e sensatez (típicas de um jogador comandado por Crespo e Gallardo) não são exclusividade de sua atuação profissional. Braian (ótimo no jogo aéreo apesar de medir só 1,76 metro) é um exemplo de superação.

Com uma artrite que o impedia de caminhar, ele buscou o tratamento necessário, ficou um ano sem atuar e hoje está apto para reforçar uma equipe tradicional na liga mais forte do continente.

"Esperávamos que ele tivesse uma rápida adaptação, e ele colaborou. É um atleta de experiência, de 30 anos, e vinha com bastante confiança pelo desempenho do último semestre", elogiou Marcelo Gallardo, que confiou bastante em Romero em sua chegada ao River, há um ano.

bra - Divulgação/Site oficial do Athletico-PR - Divulgação/Site oficial do Athletico-PR
Braian Romero nos tempos em que era atacante do Athletico-PR
Imagem: Divulgação/Site oficial do Athletico-PR

Segunda passagem pelo Brasil

Braian contava com apoio da torcida pelo seu passado como fanático pelo River. Na Argentina, muitas fotos suas na arquibancada em partidas da equipe rapidamente viralizaram, mas ele não conseguiu manter a empolgação gerada no começo.

Perdendo gols importantes, deixou de ser titular, e depois passou a ser até uma opção menos solicitada no banco de reservas. O trio de alternativas que Gallardo possui agora (Beltrán, Borja e Suárez) está, de fato, um escalão à frente na sua preferência.

Romero despede-se de Núñez, assim, com meros três gols em 19 partidas na temporada 2022 do futebol local. Pela Libertadores, atuou cinco vezes, sem balançar as redes.

Quem é do Paraná talvez se lembre que Romero também passou pelo Athletico em 2019 (22 jogos e 3 gols), imediatamente antes de trabalhar com Crespo.

O torcedor do Colorado pode esperar um atacante sério e extremamente aplicado, mas que não encontrou no River a constância exigida ao atacante de um clube que joga sempre no ataque por tradição.