Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Cansaço pode complicar Fla contra Vélez Sarsfield? Números indicam que sim
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Vélez Sarsfield e Flamengo abrem hoje (31) o confronto válido em uma das semifinais da Copa Libertadores da América de 2022. A partida começa às 21h30 (de Brasília), no estádio José Amalfitani, em Buenos Aires. O segundo jogo será no Maracanã, na quarta-feira (7) da semana que vem.
Sempre que há um confronto entre brasileiros e argentinos, há um tema que exige atenção em todas as análises: a diferença de calendário vivida pelas equipes. E este Vélez x Flamengo encontra uma disparidade realmente marcante, que sugere até uma dificuldade extra para o Rubro-Negro perante o rival portenho.
O primeiro número a se considerar é a quantidade de jogos na temporada. O Vélez disputou até aqui 42 partidas. O Flamengo jogou 15 vezes mais: 57, ao todo. A lista completa das partidas está abaixo.
Há outra diferença, embora menor, que pode também interferir neste arranque de confronto: a quantidade de partidas desde a definição dos classificados às semifinais. O Vélez entrou em campo, desde então, em quatro oportunidades, contra cinco do Flamengo.
Nem é preciso detalhar a dimensão territorial de cada país. Enquanto o Brasil tem proporções continentais, exigindo viagens bem mais longas, a Argentina tem uma concentração de times em um raio de distância muito menor.
Um exemplo: o Vélez encarou o Independiente fora de casa, no último domingo (28), no estádio Ricardo Bochini - Libertadores da América. A distância da sede do Vélez, no bairro de Liniers, para Avellaneda, na Grande Buenos Aires, é de apenas e tão somente 16 quilômetros.
Dosagem milimétrica
O Vélez, como se sabe, tem usado o Campeonato Argentino apenas para manter o ritmo dos seus titulares para a Libertadores. O técnico Alexander "Cacique" Medina rodou seu elenco inteiro na competição nacional, e o resultado disso se vê na quantidade de minutos que seus jogadores que vão a campo hoje tiveram na Argentina desde a definição do confronto contra o Flamengo.
Contando os 11 titulares que vão a campo nesta noite, quem atuou mais foi o zagueiro De Los Santos, que soma 270 minutos entre os 360 possíveis.
A média de minutos dos jogadores do Vélez é de 143,8 minutos desde a classificação, ou seja, menos de dois jogos.
A soma do Flamengo é bem superior (até porque teve uma partida a mais desde a definição das quartas de final da Libertadores).
O jogador de linha do Rubro-Negro que mais atuou foi Arrascaeta, com 216 minutos. A média dos titulares do Flamengo que vão a campo hoje é de 233 minutos, e a disparidade tem uma explicação: o goleiro Santos atuou 100% do tempo, somando 450 minutos em campo desde a vitória sobre o Corinthians nas quartas de final.
Os titulares do Vélez, assim, atuaram em média exatos 90 minutos a menos que o Flamengo desde a definição das quartas de final. A noite portenha vai responder se o estilo do Vélez, de "dar a vida em cada dividida com total intensidade" vai tirar proveito das pernas mais frescas.
Número de jogos em 2022
VÉLEZ SARSFIELD: 42 JOGOS
12 vitórias / 18 empates / 12 derrotas - 53 gols a favor e 47 contra
Libertadores: 10 jogos
Campeonato Argentino: 16 jogos
Copa Argentina: 2 jogos
Copa da Liga Argentina: 14 jogos
FLAMENGO: 57 JOGOS
37 vitórias / 10 empates / 10 derrotas - 108 gols a favor e 44 contra
Libertadores: 10 jogos
Campeonato Brasileiro: 24 jogos
Supercopa do Brasil: 1 jogo
Copa do Brasil: 7 jogos
Campeonato Carioca: 15 jogos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.