Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Técnico na mira do Santos: como Sebastián Beccacece é visto na Argentina
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Brilhante. O adjetivo muitas vezes exagerado desta vez define com precisão o exigente olhar argentino para o trabalho do técnico Sebastián Beccacece. Com um elenco dos mais modestos, ele levou no ano passado o Defensa y Justicia a um surpreendente título da Recopa Sul-Americana e a um segundo lugar no Campeonato Argentino, atrás só do River Plate de Marcelo Gallardo.
E com o detalhe: batendo o campeão de virada em pleno Monumental de Núñez por 3 a 2.
Na mira do Santos, Beccacece anunciou sua despedida do Defensa y Justicia no último final de semana. Em sua avaliação, o time conta agora com jogadores de nível técnico muito aquém do desejado por ele.
Clube publicamente reconhecido como plataforma de jogadores e treinadores que buscam um "giro de mercado", o DyJ sofre com a crise econômica argentina e tem um elenco modesto demais depois de seguidos desmanches. Tanto que vem apenas na 23ª posição entre as 28 equipes da liga local.
Na Copa Argentina, a diferença de nível para os grandes ficou escancarada com a eliminação por 4 a 0 para o River Plate, há duas semanas.
Enfim técnico de ponta
Ao contrário das temporadas anteriores, Beccacece enfim goza de boa aceitação na Argentina e é visto como um treinador de ponta no país. Nem quando esteve no Independiente e Racing, em 2019 e 2020, contava com o atual cartaz que tem entre jornalistas e torcedores.
O passado de chiliques é só isso — um passado, em que pese o momento de fúria e a briga até mesmo física com Gallardo no começo de junho.
Para os argentinos, Beccacece antes pecava pela soberba com os jogadores, pela acidez das declarações e pela impaciência que exibia até ao lado de outro notório inquieto, como era o caso de seus tempos como auxiliar de Jorge Sampaoli na seleção em 2018.
Com o interino Hugo Ibarra ainda não confirmado no Boca para 2023, são muitos os preocupados portenhos que conjecturam se Beccacece não seria o nome ideal para assumir seu lugar no comando xeneize.
A coluna apurou que não há negociações que indiquem uma troca rápida neste sentido, mas os elogios e a possibilidade de treinar a equipe mais popular da Argentina deveria ser uma pista aos clubes brasileiros que buscam um treinador, incluindo aí o Santos. Beccacece é a bola da vez entre os vizinhos, e uma projeção sua em ligas mais sólidas é tida como certa.
Sempre inventivo e esbanjando criatividade na armação das suas equipes, Beccacece preza também pela afiadíssima leitura de jogo que está à altura dos maiores estrategistas da Argentina.
Tanto que ganhou admiração pelo título na Recopa Sul-Americana diante do Palmeiras em 2021. Os dois confrontos contra o então campeão da Libertadores na fase de grupos do ano passado também chamaram atenção. O Defensa y Justicia perdeu por 2 a 1 com muitos infectados por covid-19 e bateu o Palmeiras por 4 a 3 em plena São Paulo.
Obsessivo, metódico e alucinado por trabalho, BKCC (das grafias mais comuns na imprensa argentina) está com 41 anos, e demonstra enfim ter amadurecido.
A excelente campanha à frente do Defensa no Argentino do ano passado atesta esta mudança de perfil. Sua saída da equipe argentina era esperada para o começo de 2022 — um dos destinos cogitados era o Elche, da Espanha.
Ele hoje integra facilmente o "top 3" dos técnicos argentinos do momento no país, ao lado de Marcelo Gallardo e Gabriel Milito, do Argentinos Juniors.
'Beccasexy'
A boa fase nos gramados é acompanhada por um crescente interesse feminino no seu trabalho. O cabelo longo e o semblante curioso tipicamente argentino até rendem um bem sacado apelido entre suas fãs. Para elas, Sebastián é o "Beccasexy".
No meio dos programas esportivos até mesmo da ESPN, a rede mais vista na Argentina, é comum ouvir - com certa ironia - análises do gestual, do vestiário e até da longa cabeleira do treinador, que é casado. Entre os debates sobre o funcionamento do ataque do Defensa, não raramente o assunto deriva para uma discussão sobre seu penteado, se seria alisado (!) ou pintado (!!).
Tabuleiros
Fissurado por xadrez, Beccacece também incorporou o raciocínio dos lances ao seu repertório de trabalho. O treinador foi um dos milhões de telespectadores da série "Gambito da Rainha", enorme sucesso também na Argentina.
"É excelente para a estratégia e para a capacidade de tomar decisões rápidas", afirmou ao site do Racing no final de 2020, quando dirigia a equipe e carregava seus tabuleiros para cima e para baixo. "Sou daqueles que está disposto a jogar e ocupar a cabeça com um mundo que é realmente sensacional e exige uma concentração que custa muito manter hoje em dia, com tanta distração e cansaço."
O apreço do treinador pelo xadrez foi tamanho que ele inclusive organizou torneios com os jogadores de todas as categorias do Racing - dos profissionais aos juvenis, algo que repete no Defensa y Justicia sempre que a rotina nos gramados permite. "Muitos pensam que o xadrez é aquele jogo demorado, interminável, mas hoje com os tempos mais curtos para cada jogador, é ótimo para treinar a rapidez e a capacidade de agir sob pressão, um complemento excelente para o futebol."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.