Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Messi e mais quem? Argentina começa hoje a fechar lista para Copa do Mundo

Lionel Messi em aquecimento antes de jogo entre Argentina e Estônia - Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images
Lionel Messi em aquecimento antes de jogo entre Argentina e Estônia Imagem: Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images

Colunista do UOL

23/09/2022 07h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vivendo uma rara sensação de paz, a Argentina enfrenta hoje (23) a seleção de Honduras em amistoso no Estádio Sun Life, em Miami. A partida começa às 21h (de Brasília).

Embora o técnico Lionel Scaloni adote uma postura pragmática e abra espaço para surpresas na lista, a seleção que vai disputar a Copa do Mundo do Qatar está praticamente definida, com 26 nomes bem claros no planejamento da comissão técnica.

Restam poucos testes, "somente uns 10%", de acordo com o que o treinador comentou ontem em entrevista coletiva.

Além da partida de hoje contra a Honduras, a Argentina vai encarar também a Jamaica, na terça-feira, em Nova Jersey. E só há mais um amistoso antes do começo do Mundial. Será contra a seleção dos Emirados Árabes, em 16 de novembro, em local ainda a ser definido.

Em busca de tais testes e de maneiras de completar a lista, Scaloni deve levar a campo hoje também um esquema diferente, segundo o que apresentou ontem no seu último treinamento.

Jogando quase sempre no 4-3-3 em que conquistou a Copa América, a finalíssima contra a Itália e angariou a maior invencibilidade da história da seleção, a azul e branca deve entrar em campo hoje com um 5-3-2.

juli - Franklin Jacome/Getty Images - Franklin Jacome/Getty Images
29.3.22 - Jogadores da Argentina comemoram gol de Julian Alvarez contra o Equador pelas Eliminatórias da Copa
Imagem: Franklin Jacome/Getty Images

Como joga a Argentina?

O goleiro hoje em Miami será Dibu Martínez, de atualidade inquestionável na seleção. Os laterais serão Gonzalo Montiel, pela direita, e Nicolás Tagliafico, pela esquerda, também nomes habituais para os postos.

Os zagueiros serão Germán Pezzella, Lisandro Martínez e Facundo Medina, e aí entram os testes de Scaloni, que costuma escalar Cuti Romero e Nicolás Otamendi para a dupla de zaga.

Os volantes sim serão os habituais. Rodrigo De Paul, que pintou o cabelo de loiro, e Leandro Paredes, o cão de guarda de sempre. Giovani Lo Celso será o armador, com Lionel Messi e Joaquín Correa como atacantes.

Scaloni testou esta formação diversas vezes antes da Copa América, mas nunca a levou a campo. Hoje, pela fragilidade do adversário, que não estará no Mundial, a oportunidade é adequada para as experiências finais.

rod - Divulgação AFA - Divulgação AFA
Rodrigo de Paul em treino da seleção argentina
Imagem: Divulgação AFA

Banco de luxo

O banco de reservas da Argentina conta com nomes de peso internacional, como os zagueiros Cristian "Cuti" Romero (Tottenham) e Nicolás Otamendi (Benfica), os meio-campistas Guido Rodríguez (Betis), Enzo Fernández (Benfica), Alejandro "Papu" Gómez (Sevilla) e Alexis Mac Allister (Brighton), e os atacantes Paulo Dybala (Roma), Ángel Correa (Atlético de Madri), Ángel Di María (Juventus), Nicolás González (Fiorentina), Lautaro Martínez (Inter de Milão) e Julian Álvarez (Manchester City).

A Argentina está no Grupo C da Copa do Mundo do Qatar. Fará sua estreia contra a Arábia Saudita, depois encarando México e Polônia.