Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Messi perde companheiro ideal para Copa e tem motivos para se preocupar
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O lesionado Giovani Lo Celso está fora da Copa do Mundo do Qatar. Anunciada ontem (8), a baixa do armador do Villarreal para a seleção argentina é importante por três razões:
1) Ele vinha sendo titular absoluto desde o começo do ciclo Lionel Scaloni, ainda em 2018.
2) De todos os jogadores para a posição, Lo Celso foi quem "encaixou" melhor com o estilo de Lionel Messi, sendo chamado na Argentina de "companheiro ideal" ou até "par perfeito" do gênio que disputa sua última Copa do Mundo no Qatar. Até por isso, Lo Celso não tem um substituto direto.
3) Aspecto sempre presente no cotidiano da seleção argentina, o armador era queridíssimo por todos no grupo. Tanto é assim que Scaloni convidou o atleta para fazer parte da concentração mesmo sem jogar.
A dúvida agora passa a ser sobre quem vai compor o meio-campo da Argentina na sua ausência.
Os volantes Paredes (Juventus) e De Paul (Atlético de Madri) seguem intocáveis. E o técnico Scaloni tem quatro opções para o lugar de Lo Celso na armação.
Quem larga na frente é Exequiel Palacios, de 24 anos. O volante que brilhou no River Plate campeão da Libertadores de 2018 tem jogado bem no Bayer Leverkusen, mas seu físico é uma dúvida constante depois da joelhada nas costas que levou de Ángel Romero nas Eliminatórias, há dois anos. Seu estilo tem mais a ver com o de De Paul que o de Lo Celso.
Enzo Fernández, que também brilhou no River e hoje joga ainda melhor no Benfica, é outra boa opção (e do mesmo estilo de De Paul e Palacios), apesar dos seus meros 21 anos. Quem lê a coluna sabe, desde março, que sua presença no Qatar era aposta certa.
Depois vêm Alexis Mac Allister (do Brighton, de 23 anos), de perfil mais defensivo e menos dinâmico, e Alejandro "Papu" Gómez (Sevilla, 34 anos), todo o contrário, pois é atacante de ofício.
Campeã da América, detentora da maior invencibilidade de sua história, sem perder há três anos, a Argentina conheceu sua primeira dificuldade verdadeira rumo ao Qatar.
A ausência de Lo Celso preocupa o técnico Scaloni e, por tabela, Lionel Messi. "Numericamente, Lo Celso tem substituto. Tecnicamente, não. Ninguém tem o seu estilo", avaliou o treinador.
A Argentina tem um único amistoso para encontrar sua nova formação. Será contra Emirados Árabes, daqui a exatamente uma semana, em horário a ser confirmado.
A estreia azul e branca na Copa do Mundo do Qatar vai ser contra a Arábia Saudita, no dia 22, uma terça-feira, às 7h (de Brasília).
Vêm depois México (dia 26, sábado, 16h) e Polônia (dia 30, quarta, às 16h).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.