Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Argentina faz amistoso hoje. E o Brasil, por que não vai jogar até a Copa?

Colunista do UOL

16/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com Lionel Messi confirmado, a Argentina encara hoje (16) a seleção dos Emirados Árabes em amistoso que começa às 12h30 (de Brasília), no Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Todos os 42.056 ingressos estão esgotados há mais de um mês, e o amistoso integra um amplo acordo comercial entre a AFA (Associação de Futebol Argentino) e os árabes.

O "convênio" é similar ao que os vizinhos mantiveram com a China nos anos anteriores. Tal acerto faz o jogo de hoje ser chamado em Buenos Aires de "o amistoso mais rentável da história" pelos "petrodólares" e pela parceria que prevê até mesmo jogos de clubes argentinos por lá.

Ninguém, porém, arrisca uma cifra para situar a opulência do jogo de hoje.

Cautela total

O amistoso de hoje foi definido em junho, e as duas seleções estão mais do que avisadas a evitar qualquer contusão às vésperas da Copa do Mundo.

O país árabe não vai participar do Mundial, mas é comandado por um técnico argentino (Rodolfo Arruabarrena, ex-Boca Juniors), que já insistiu publicamente sobre todos os cuidados que seus atletas terão durante o encontro.

Técnico da Argentina, Lionel Scaloni inicialmente havia proposto à AFA que o amistoso de hoje contasse com mais de cinco alterações, mas ontem ele confirmou que a partida será computada como oficial e com apenas cinco trocas, todas elas a princípio planejadas para o segundo tempo.

A Argentina entra em campo com o seu time principal para o momento. E isso significa quatro baixas por razões físicas. O zagueiro "Cuti" Romero, o volante Leandro Paredes e o atacante Ángel Di María estão preservados para a estreia argentina na Copa, na terça-feira que vem, contra a Arábia Saudita.

Já o meia Giovani Lo Celso, com lesão muscular que exigiu uma cirurgia, está fora tanto do amistoso quanto do Mundial.

O time titular de Scaloni será o seguinte: "Dibu" Martínez; Nahuel Molina, Germán Pezzella (Lisandro Martínez), Nicolás Otamendi e Nicolás Tagliafico; Rodrigo De Paul, Guido Rodríguez e "Papu" Gómez (Alexis Mac Allister); Lionel Messi, Lautaro Martínez e Julián Álvarez.

bra - Reprodução / Instagram @cbf_futebol - Reprodução / Instagram @cbf_futebol
Brasil encara Tunísia no último amistoso antes da Copa do Mundo
Imagem: Reprodução / Instagram @cbf_futebol

E o Brasil?

A Argentina não será a única seleção com amistosos daqui até a estreia da Copa. Ao todo, 17 equipes do Mundial do Qatar farão testes finais nesta semana (a lista está abaixo), além de diversos outros encontros entre países que não disputarão a Copa, aproveitando o recesso no calendário dos clubes.

Os últimos jogos de preparação do Brasil foram realizados antes mesmo da divulgação da lista de convocados (anunciada no último dia 7). A seleção enfrentou Gana (3 a 0 em 23 de setembro) e Tunísia (5 a 1 em 27 de setembro). Os dois jogos foram na França.

Antes daquela série de encontros, o técnico Tite demonstrava preocupação com o físico dos jogadores para definir aqueles amistosos como os últimos antes da estreia na Copa (na quinta-feira que vem, contra a Sérvia).

Para o treinador, a ideia do "menos é mais" merecia ser levada adiante às vésperas do Mundial.

"Esta será uma Copa diferente das outras em diversos aspectos, especialmente físicos, com jogos de três em três dias", disse Tite. "Cabe à nossa comissão, dentro dos nossos limites éticos, orientarmos os atletas para buscarem a melhor preparação e levantarmos o máximo de informações. Os atletas competem lealmente entre eles e sabem disso."

Os amistosos com seleções da Copa

Quarta-feira, 16 de novembro
Arábia Saudita x Croácia
México x Suécia
Emirados Árabes Unidos x Argentina
Polônia x Chile
Omã x Alemanha

Quinta-feira, 17 de novembro
Gana x Suíça
Japão x Canadá
Iraque x Costa Rica
Jordânia x Espanha
Marrocos x Geórgia
Portugal x Nigéria

Sexta-feira, 18 de novembro
Camarões x Panamá
Bélgica x Egito
Bahrein x Sérvia

Veja as últimas notícias da Copa do Mundo no UOL News Esporte: