Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Vai dar Brasil x Argentina na Copa do Mundo? Nas últimas duas vezes não deu
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O jogo ainda nem foi marcado, mas já mexe com os fanáticos dos dois países vizinhos desde já.
Brasil e Argentina podem se cruzar na Copa do Mundo do Qatar em jogo válido pelas semifinais, desde que deixem para trás Croácia e Holanda, respectivamente, nesta sexta-feira (9), pelas quartas de final.
Estar a um jogo do "superclássico", porém, não é garantia que ele realmente vá acontecer, é o que mostra a história das Copas.
A última vez que os gigantes sul-americanos estiveram a apenas um jogo de se enfrentar foi na Copa de 2014, de tristes lembranças para os brasileiros.
A Amarelinha foi arrasada pela Alemanha na semifinal, com um histórico 7 a 1. Os argentinos também estiveram naquela fase e passaram para a decisão, superando a Holanda nos pênaltis e depois fazendo uma final apertada com a Alemanha, perdendo por 1 a 0 apenas no segundo tempo da prorrogação.
Golaço holandês e choro argentino
Antes disso, é preciso voltar até 1998, na Copa do Mundo da França, para encontrar quando foi a última vez que brasileiros e argentinos estiveram perto de se encarar em Copas.
Seria também pela semifinal, mesma fase em que o possível cruzamento ocorreria agora.
O Brasil venceu com dificuldade pelas quartas a Dinamarca por 3 a 2, enquanto a Argentina ficou pelo caminho ao sofrer um gol no último minuto contra a Holanda, perdendo por 2 a 1.
Até hoje muitos apaixonados por futebol lamentam a oportunidade perdida de ver um histórico confronto entre Ronaldo e Batistuta valendo uma vaga na decisão da Copa do Mundo.
Virou até música
A última vez que Brasil e Argentina se encararam em Copas foi há 32 anos, na Itália, quando os argentinos venceram e fizeram até música, o infame "Brasil, decime qué se siente" para debochar da tarde em que Maradona "mesmo com uma perna só" mandou de volta a Amarelinha para casa nas oitavas de final com o 1 a 0 e o histórico gol de Caniggia.
Outro assunto bastante falado daquele encontro é a "água batizada" argentina dada ao lateral brasileiro Branco.
Maradona confessou publicamente, 14 anos depois, em tom de deboche, que a comissão técnica do seu país colocou um tranquilizante na água para oferecê-la ao adversário naquela tarde.
O UOL News Copa fala sobre o baile da Seleção Brasileira contra a Coreia, a atuação de Neymar, a formação tática de Tite, os jogos do dia e mais notícias da Copa! Confira:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.