Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Argentina não vence campeãs mundiais em Copas desde 1990

Diego Maradona é marcado por Ricardo Gomes na Copa do Mundo de 1990, na partida entre Argentina x Brasil - Etsuo Hara/Getty Images
Diego Maradona é marcado por Ricardo Gomes na Copa do Mundo de 1990, na partida entre Argentina x Brasil Imagem: Etsuo Hara/Getty Images

Colunista do UOL

15/12/2022 08h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Há um dado pouco explorado que torna ainda mais especial a final de Copa do Mundo entre Argentina e França, às 12h (de Brasília) de domingo (18).

A Argentina de Lionel Messi não derrota uma seleção campeã do mundo em partida por Copas desde o dia 24 de junho de 1990, quando Diego Armando Maradona comandou a azul e branca na vitória sobre o Brasil por 1 a 0.

Aquele encontro só terminou com vitória argentina por milagre. Teve a ''água batizada'' entregue a Branco, e os atacantes brasileiros quase derrubaram as traves de Goycochea, acertando três chutes nos postes e ainda perdendo um gol inacreditável nos pés de Müller, sozinho, quase na pequena área, no último minuto.

Este tabu sem vencer um campeão em um Mundial dura simplesmente 32 anos.

E quando falamos vencer, falamos vencer no tempo normal ou na prorrogação, sem contar as decisões por pênaltis para tirar a Itália em 1990 e a Inglaterra em 1998 —e sem somar também a queda ante a Alemanha de Lehmann e o seu papelzinho em 2006.

Desde aquele épico de genialidade de Maradona contra o Brasil no Delle Alpi de Turim, a Argentina enfrentou campeões em Copas oito vezes.

Foram três empates (já mencionados, contra a Itália 1990, Inglaterra 1998 e Alemanha 2006) e cinco derrotas —uma para a Inglaterra em 2002 (1 a 0), três para a Alemanha, o injusto 1 a 0 de 1990, o lapidário 4 a 0 de 2010 e o cortante 1 a 0 de 2014, e o agônico 4 a 3 ante a França nas oitavas de final de 2018, na Rússia.

É preciso ressaltar que a Argentina foi a única campeã que desde aquele junho de 1990 não venceu nenhuma outra gigante que já tenha dado a volta olímpica. Ou seja: Alemanha, Uruguai, Itália, Espanha, Inglaterra e a França, claro, somam vitórias ante seleções que formam o "G8" dos campeões mundiais.

E o Brasil? Tem duas vitórias (Inglaterra e Alemanha 2002), duas derrotas (França 2006 e Alemanha 2014) e um empate (Itália 1994): 46,6% de efetividade se contar o empate em mata-mata com um único ponto.

me - Shaun Botterill/Getty Images - Shaun Botterill/Getty Images
Lionel Messi, capitão da Argentina, levanta taça da Finalíssima após vitória de 3 a 0 diante da Itália
Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

Momento propício

Embora realmente falte o triunfo consagrador no evento máximo do futebol, é preciso lembrar também que a Argentina vem de dois títulos contra campeãs mundiais.

No ano passado, no Maracanã, Messi e companhia saíram da fila de 28 anos sem títulos batendo justamente o Brasil pela final da Copa América.

Em junho último, em Wembley, a Argentina arrasou a Itália por 3 a 0 e conquistou a Finalíssima Uefa-Conmebol que reuniu os campeões continentais.

O UOL News Copa fala sobre a decisão da Copa, o embate Messi x Mbappé, a seleção favorita, o psicológico dos jogadores brasileiros e mais! Confira: