Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Do River para o Flamengo? O que dizem na Argentina sobre Juanfer Quintero

Juanfer Quintero, camisa 10 do River Plate - Getty Images
Juanfer Quintero, camisa 10 do River Plate Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

29/12/2022 09h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O meia colombiano Juan Fernando Quintero está de saída do River Plate. Foi o que a coluna apurou ontem (28) em Buenos Aires.

A despedida é dada na Argentina como certa. O jornal "Olé" desta quinta, por exemplo, informa a saída de "Juanfer" logo em sua capa.

Quintero é um dos jogadores mais queridos de toda a história do River, e sua saída de Núñez gera grande tristeza na torcida.

Autor de um dos gols da vitória sobre o Boca Juniors na final da Libertadores de 2018 em sua passagem anterior pelo clube, ele estava no River emprestado pelo Shenzen FC, da China, que abriu opções para o jogador negociar em "liberdade de ação" (como chamam na Argentina as condições de mercado do atleta que fica sem vínculos com um clube específico).

Será uma intrincada questão ligada ao câmbio entre o peso argentino e o dólar que vai tirar Quintero do River, pois o clube argentino não tem dinheiro para desembolsar a cifra que o colombiano pretende. Os valores são sigilosos e não foram sequer especulados.

Livre de Núñez, o colombiano, assim, não teria nenhuma amarra para fechar com o Flamengo. A TyC Sports, emissora argentina de TV especializada em esportes, afirma que o técnico recém-chegado Vitor Pereira já aprovou a contratação de Quintero, aguardando apenas a virada do ano para os dirigentes do Flamengo e os representantes do jogador fecharem as bases do contrato.

Quintero completa 30 anos no próximo dia 18 de janeiro. Sua volta da China ao River, na temporada 2022, foi marcada por seguidas lesões musculares e golaços. Apesar de toda a justificada simpatia do técnico Marcelo Gallardo por seu futebol, ele não conseguiu engatar uma boa sequência de jogos como titular.

Não custa lembrar que 2022 foi o pior ano da era Gallardo no River, terminando sem títulos de expressão. Juanfer jogou 29 partidas pelo Campeonato Argentino e marcou 5 gols (o River finalizou a competição em terceiro).

Na Libertadores, em 4 jogos, Quintero não fez nenhum gol na campanha que terminou com o gigante de Núñez eliminado pelo Vélez Sarsfield logo no primeiro mata-mata, pelas oitavas de final.