Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Memória: craques argentinos foram em peso a velório de Maradona

Maradona e Pelé se abraçam em evento em Berlim, na Alemanha, em 1986 - Xinhua/Imago Sports/ZUMAPRESS
Maradona e Pelé se abraçam em evento em Berlim, na Alemanha, em 1986 Imagem: Xinhua/Imago Sports/ZUMAPRESS

Colunista do UOL

04/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Mesmo colecionando inúmeros desafetos na Argentina, Diego Armando Maradona foi homenageado por muitas personalidades do futebol em seu velório, ocorrido em Buenos Aires, na Casa Rosada, sede do governo, no dia 26 de novembro de 2020, em plena pandemia de covid-19.

Dirigentes, integrantes das comissões técnicas e jogadores que compartilharam com ele as idas às Copas do Mundo estiveram por lá. A lista incluía nomes como os de Óscar Ruggeri, Jorge Burruchaga, Sergio Batista, Oscar Garré, Ricardo Giusti, Luis Islas e Sergio Goycochea.

Como Maradona também foi técnico da seleção argentina entre 2008 e 2010, jogadores mais jovens, como Javier Mascherano, Maxi Rodríguez, Martín Palermo, Gabriel Heinze, Carlos Tevez, Rolando Schiavi e Kily González também marcaram presença no funeral.

O atacante Wanchope Ábila, então no Boca, e Marcelo Gallardo, técnico do River Plate, igualmente compareceram à cerimônia.

Ao contrário do funeral de Pelé, em clima de respeito e tranquilidade, o velório de Maradona foi marcado por diversas brigas entre a polícia e os torcedores, além de uma surreal ameaça de roubo do caixão por parte dos "barras bravas", grupos organizados que barganham dinheiro e poder no futebol vizinho por meio de crimes e violência.

A despedida de Maradona contrasta com o que ocorreu no velório de Pelé, quando poucos atletas que não tinham vínculo com o Santos marcaram presença. Os principais técnicos do Brasil não foram e apenas Mauro Silva, entre os jogadores que ganharam o tetra ou o pentacampeonato, marcou presença.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, o velório de Maradona foi realizado em 26 de novembro de 2020, e não em 26 de outubro de 2020. O erro foi corrigido.